Vai adotar um cachorro deficiente? Confira cuidados necessários

O cãozinho na cadeira de rodas precisa de cuidados redobrados

É muito comum no momento de adoção o tutor não saber qual raça, porte ou estilo de cão levar para casa. Pequeno? Grande? Peludo ou não? E se a pessoa resolver adotar um cachorro deficiente? Sim, esses pets precisam de muito amor e atenção e inúmeros são abandonados ou maltratados por viverem nessa condição. 

+O que muda no adestramento de animais deficientes

É possível adestrar animais deficientes e torná-los praticamente independentes
Foto: shutterstock
É possível adestrar animais deficientes e torná-los praticamente independentes


O cachorro deficiente pode estar assim por vários motivos. Existem doenças que levam a esse estado físico, como a cinomose. Além disso, um atropelamento ou outros tipos de acidentes graves podem comprometer as pernas do animal e torná-lo paralítico. Nesse caso, em especial, além de usar cadeira de rodas, o pet precisará de cuidados especiais em casa e uma atenção diferenciada. É para essa situação específica que separamos algumas dicas.

Os gastos compõem um ponto importante quando se adota um animal assim. É bom ter mente que, independente da deficiência, esse estado físico não é sinônimo de adoecer mais do que cães que caminham normalmente. Mas alguns acidentes são possíveis de acontecer e o tutor deve estar preparado.

+Como cuidar de um cachorro surdo?

Além disso, as mudanças da casa para receber o cachorrinho também demanda mais dinheiro e investimento. Talvez o cão precise de objetos específicos e remanejados para deficientes. É essencial, inclusive, manter o comedouro e bebedouro sempre perto do pet, ainda mais no caso de dificuldade de locomoção. A caminha e os brinquedos também devem estar em lugares acessíveis. O pet precisa se adaptar ao novo espaço. Mas se ele já vivia naquela casa antes de ocorrer o acidente, pode se habituar mais rapidamente.

+10 motivos para adoção de cachorros

Foto: Reprodução
Vai adotar um cachorro deficiente? Confira cuidados necessários

Logo que chegar na casa em que irá morar, o cachorro deve ser apresentado ao restante da família e conhecer todos os membros. As pessoas precisam estar cientes das limitações do bichinho e respeitar seu espaço. Com amor tudo fica fácil e logo o cão se acostuma.

Normalmente o cachorro deficiente é ainda mais carinhoso com o dono do que os demais pets. Isso porque muitas vezes são abandonados em abrigos e ficam anos por lá, esperando uma boa alma acolhê-los. A nova família deve estar pronta para receber um cachorrinho cheio de amor para dar. Mas não se esqueça, adotar um animal não é como comprar um ursinho de pelúcia, exige muita responsabilidade. Não é saudável e nem um pouco recomendado trazê-lo para casa e depois abandoná-lo em qualquer lugar. Tenha sempre em mente que ao acolher um cão você está se envolvendo profundamente.

+Como cuidar de um cachorro cego?