É seguro pintar as unhas dos animais de estimação?

Prática está começando a se tornar comum entre donos de cachorros e gatos

A nova prática de pintar as unhas dos animais de estimação igual a das donas está começando a chamar atenção e a ganhar muitos likes e compartilhamentos nas redes sociais. Recentemente essa foto de um gato com unhas roxas brilhantes viralizou, alcançando mais de mil compartilhamentos e 3 mil likes no Twitter. 

+ Pata machucada ou mordida de outro cão? Saiba como tratar feridas em cachorro

O sucesso fez com que outras pessoas também decidissem pintar as unhas de seus bichinhos, principalmente no exterior. Pode ser legal ver o companheiro igual a dona, mas será que isso é saudável para a saúde dele? 

Muitas coisas que são feitas para os humanos podem ser tóxicas para os animais. Elas vão desde alimentos como o chocolate , até medicamentos. Esmaltes e substâncias que costumam ser utilizadas para remover eles estão nessa lista. 

As consequências para o uso de esmalte comum em cachorros e gatos podem ser inúmeras. Alergias podem surgir nas patas, o bicho pode lamber o produto ainda úmido e ter diarreia ou vomitar devido a uma intoxicação, inalar subatâncias que não farão bem ao seu organismo, entre outros perigos mais sérios. 

As pessoas estão começando a pintar as unhas dos animais de estimação
Foto: Reprodução
As pessoas estão começando a pintar as unhas dos animais de estimação

Portanto não é indicado pintar as unhas dos animais de estimação , mas caso você queira muito fazer isso, é preciso tomar muitos cuidados. Como o mercado pet está crescendo muito, já existem esmaltes que são feitos especialmente para cachorros e gatos, eles não possuem nenhuma das substâncias capazes de causar os problemas citados acima. Pode ser difícil achar para vender e não se pode confiar em qualquer um que diga não ser tóxico, antes de usar sempre pergunte para um veterinário. 

Conseguiu achar um produto que pode ser utilizado? O próximo cuidado está na hora da aplicação. Você deve certificar-se de que o produto possui secagem rápida ou praticamente instantânea, para evitar que o bichinho lamba e acabe ingerindo o esmalte.

+ 6 maneiras de fazer o bem a animais de rua, mesmo sem dinheiro

Foto: Reprodução
A prática de pintar as unhas dos animais pode ser perigosa, é preciso alguns cuidados

Se o cachorro ou o gato não se sentir a vontade na hora da aplicação, desista. A insistência pode deixá-lo bastante nervoso e estressado, o que não fará bem para a sua saúde. Tente se lembrar sempre de que essa não é uma prática necessária, apenas de estética. 

Nunca deixe o esmalte por muito tempo nas unhas do animal. Assim como ocorre com os normais, o especial pode começar a craquelar e você não vai querer que o bicho coma o que descascou. O produto utilizado para a remoção também deve ser autorizado pelo veterinário. 

+ Você tem um gato obeso? Saiba como lidar com esse problema

Seguindo todos esses passos à risca você pode pintar as unhas de seu animal de estimação tranquilamente. Não se esqueça de postar uma foto nas redes sociais para ganhar bastante like!