Saiba como dar banho em cachorro sem sair de casa

Uma higiene regular é muito importante para a saúde do seu animalzinho

A higiene dos caninos é muito importante. Ela garante que eles permaneçam saudáveis, longe de sujeiras e enfermidades. Cada raça tem uma certa frequência de banhos e isso deve ser levado em consideração quando decide ter um animalzinho. Mas, se o seu pet já está na hora de ser limpo e você não quer ir em um pet shop, deve estar se perguntado: como dar banho em cachorro dentro de casa?

Leia mais:  Saiba como dar banho à seco em cachorro nos dias frios

Não é uma tarefa complicada, basta saber algumas dicas para não ter erro na tarefa. Com os produtos certos e os cuidados necessários, seu animalzinho vai ficar limpinho e cheiroso, de forma econômica. Confira algumas dicas para saber como dar banho em cachorro sem sair de casa. 

Saiba como dar banho em cachorro de forma fácil e sem precisar sair de casa
Foto: reprodução shutterstock
Saiba como dar banho em cachorro de forma fácil e sem precisar sair de casa


Escove regularmente seu animal

A escovação dos pelos é muito importante para manter uma limpeza básica do seu pet. É uma manutenção simples e que garante a boa saúde da pelagem, pois remove os pelos soltos. Antes do banho é recomendado fazer uma escovação, pois melhora a eficiência do shampoo e dos cosméticos de tratamento.

Para as raças que tenham um pelo fino e longo, um spray desembaraçante é uma boa recomendação, já que facilita o processo de escovação e garante um melhor resultado. 

Na hora de realizar essa tarefa, tenha calma e paciência, pois a escovação deve ser feita de maneira firme e cuidadosa. Isso deve ser agradável para o animal, então não tenha pressa. Se aplicar força demais o pet se machuca e pode ficar traumatizado.

Comece da cabeça em direção a cauda. Para animais com pelagem grossa primeiro escove no sentido contrário do crescimento do pelo e para fora. Quando todo o pelo estiver escovado assim, escove novamente mas no sentido do pelo agora. Para todos os outros tipos de pelo, escove no sentido normal. 

Mais:  Cheiro de cachorro é difícil de lidar, mas em alguns passos pode ficar fácil

Escolhendo os produtos de limpeza

Os produtos para dar banho no pet devem ser shampoos e cosméticos especiais para ele, de acordo com a pelagem do seu animal, condição da pele ou resultado final. Jamais use produtos humanos. Compre em qualquer pet shop de acordo com o seu cachorro. Fique atento se o seu animal apresenta alguma necessidade especial, pois deve-se comprar produtos adequados a essas necessidades. 

Se o seu cão apresenta alguma doença de pele ou alergia, consulte um veterinário para que ele recomende um produto específico e especial para o tratamento da enfermidade. Assim, você dá banho e cuida do problema ao mesmo tempo.

Hora do banho

Primeiramente escolha um local adequado para o banho ser realizado. Se seu animal for pequeno, pias e tanque resolvem, mas se for grande, o banheiro ou banheiras próprias para animais são melhores. A água deve estar morna para que o shampoo tenha mais efeito. Mangueiras externas, mesmo que convenientes, não são uma boa alternativa pelo fato da água estar fria. 

Foto: reprodução shutterstock
Saiba como dar banho em cachorro de forma fácil e sem precisar sair de casa

Os melhores horários são momentos mais quentes do dia, para que o animal não sinta tanta diferença de temperatura. Antes do banho, proteja as orelhas do pet com bolas de algodão, para evitar entrar água e aplique uma pomada oftálmica para proteger os olhos.

Primeiro molhe completamente o cachorro com água e aplique o shampoo. Massageie do pescoço à cauda. Lave bem as patinhas, entre os dedos, a virilha e as dobras, além das áreas íntimas. Use um pano molhado com água e shampoo para lavar a face do animal tomando cuidado com a região dos olhos. 

Enxague completamente, prestando bem atenção na região da virilha, axilas e entre os dedos. Se necessário, aplique o shampoo novamente e repita o processo. Use um condicionador após o shampoo, se quiser uma pelagem leve, sedosa e brilhante.

Secando o pet

Utilize uma toalha para remover o excesso de água, esfregando-a levende pelo corpo do animal. Passe primeiro no sentido contrário do pelo e em seguida no sentido dele, a partir da cabeça até a cauda.

Animais de pelos longos devem ser penteados para evitar que os pelos se embracem enquanto o animal está secando. Se o seu cão permitir, use o secador. Ele é ótimo para animais com pelos compridos. Direcione o jato de ar morno, nunca quente, da raiz dos pelos até a ponta. Faça isso enquando escova os pelos. 

Mais:  Qual a quantidade ideal de banho no cachorro?

Mantenha o animal aquecido e longe de frestas enquanto os pelos secam. Não permita que ele saia enquanto os pelos não estiverem completamente secos. Isso evitará futuros resfriados. 

Agora que já sabe como dar banho em cachorro em casa, aproveite as dicas e veja se o seu animal prefere esse método de limpeza em vez ou do pet shop. Observe seu comportamento e escolha o jeito ideal para manter seu pet limpo e confortável.