Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto

Os adultos também precisam de carinho e são incríveis como companheiros

Uma das dúvidas da maioria das pessoas ao adotar um cão é sobre a idade que o pet deve ter. Decidir entre filhote, adolescente ou adulto nem sempre é fácil e existem vantagens e desvantagens nas três fases da vida. Mas normalmente o mais excluído dessa lista é o cachorro adulto e, quanto mais velho fica, mais difícil de alguém querê-lo. 

+Aprenda a fazer brinquedos para cachorro reciclando objetos de casa

Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto
Foto: Reprodução
Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto


Os filhotes são seres encantadores, engraçadinhos e cheios de fofura. Entretanto, como qualquer bebê, eles precisam de mais cuidado e atenção. Eles exigem muitos exercícios e brincadeiras, já que têm energia de sobra. Além disso, investe essa animação toda em morder coisas e fazer muita bagunça, o que leva muita gente à preferir o cachorro adulto .

Outra questão importante é a possibilidade do cão vir de situações abaixo do ideal, de abrigos que não oferecem o básico ao filhote. Além disso, podem ter sido tirados de suas mães jovens demais para um correto desenvolvimento emocional. 

Isso não quer dizer que o tutor não deva adotar filhotes de abrigos, mas você precisa ter consciência que mesmo um filhote tem uma história e você pode precisar oferecer cuidados extras.

+10 erros comuns na alimentação dos pets

Foto: Reprodução Pinterest
Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto


O tamanho que o cachorro terá no futuro também é imprevisível, principalmente no caso da mistura de raças Se você adotar um filhote, tenha certeza de estar pronto para aceitá-lo quando adulto, mesmo que ele acabe ficando muito maior do que você imaginava. Não é nada legal receber o cãozinho no seu lar e depois abandoná-lo porque o tamanho não é apropriado para sua casa, por exemplo. 

Filhotes se transformam em adolescentes num piscar de olhos, que dura dos seis meses até o período entre dezoito a 36 meses, dependendo da raça. Cães pequenos tendem a amadurecer fisicamente mais rápido do que os grandes, mas todos são mental e emocionalmente imaturos até que tenham pelo menos dois ou três anos de idade. Eles continuam precisando de treinamento, muito exercício e socialização durante o crescimento.

Foto: shutterstock
Quer ter um pet? Saiba as vantagens de adotar um cachorro adulto


Lidar com xixi de filhotes no tapete e marcas de dentes nos seus dedos do pé por meses pode ser desafiador para muitas pessoas e a solução pode ser adotar um adulto. 

Cães adultos irão amar você tanto quanto um filhote

Se está preocupado com o fato de que um cachorro adulto pode não criar vínculos com você, não é necessário. Esses pets são bem amorosos e de coração aberto.

Inclusive, alguns que passaram por problemas nos abrigos superam completamente o passado em questão de dias. Outros podem levar algumas semanas ou meses, e alguns carregarão uma pequena bagagem por ainda mais tempo que isso.

+Pensa em adotar um cão? Confira as vantagens de ter uma fêmea

Trabalhar com seu cão adotado para ajudá-lo a superar os obstáculos necessários para aproveitar a nova vida. E pode ser uma experiência gratificante, e a longo prazo, torna-se uma relação amorosa com o cachorro adulto.