Como armazenar corretamente a ração do seu cachorro

Um alimento caro, deve ser bem conservado

Comprar uma ração de boa qualidade e ainda na embalagem original são fatores determinantes para uma boa alimentação e qualidade de vida dos pets. Mas tudo isso pouco adianta quando não se armazena a ração de forma adequada. Uma vez em casa, o alimento deve ser mantido em boas condições.

MART PRODUCTION/Pexels

Não deixe exposta

A alimentação pode perder as propriedades nutricionais e estar exposta a agentes infecciosos. Fatores externos também prejudicam a comida, como o contato direto com o sol e chuva, além de insetos que tendem a se aproximar.

Cottonbro/Pexels

Prejudicial à saúde

A conservação inadequada do alimento pode levar a sintomas como vômito, diarreia e apatia, principalmente causados pela intoxicação alimentar. Para evitar esse tipo de problema, algumas dicas vão auxiliar o tutor que não sabe o que fazer com relação à ração.

MART PRODUCTION/Pexels

Cuidados após a compra

Quando o tutor chega com o pacote de ração em casa ele pode não saber se divide o alimento em recipientes, ou se o mantém na própria embalagem. O mais indicado é sempre manter a embalagem original, além de ser feita especialmente para isso, ela contém todas as informações nutricionais e data de validade – o importante é manter sempre bem fechada.

Manter em um recipiente próprio

Guardar a ração em um recipiente, como um pote, pode ser uma opção desde que a tampa fique sempre bem fechada e o pacote de ração seja guardado. Existem também embalagens do tipo Zip Lock, que permitem abrir e fechar com maior facilidade, sem que a comida fique em contato com o ar.

MART PRODUCTION/Pexels

Mantenha longe do chão

É importante que se evite que o alimento tenha contato com o solo para mantê-lo saudável. Além de ter bactérias, pode absorver umidade e empobrecer a qualidade nutricional. Além disso, um grande problema é que pode atrair roedores que, além de consumir a ração, podem transmitir enfermidades por meio da urina, como a leptospirose.

Calor excessivo e luz do sol

Esses são outros fatores degradantes para o alimento, podendo acelerar a ação de bactérias e provocar a perda de nutrientes, por meio de ações enzimáticas. O ideal é colocar em locais frescos e sem muita luminosidade.

Cuidados com o comedouro

O comedouro também precisa de cuidados, estando sempre limpo com detergente neutro e esponja, após o pet terminar a refeição. É ideal para eliminar sujeiras, rastros de roedores e agentes infecciosos.

Reprodução/ Redes Sociais

Não deixe a ração à toa

Sirva a ração para o cachorro apenas na hora em que o animal for comer, para não ficar muito tempo parada fora da embalagem. O comedouro também não deve ficar no sol ou em ambientes de altas temperaturas, para evitar que a ração estrague.

Como escolher corretamente a ração para o seu pet?

A ração pode variar de acordo com a idade, raça, peso, se o animal é castrado ou não, além de questões de saúde como diabetes e obesidade. Confira algumas dicas no link!

Bryce Carithers/Pexels

O Canal do Pet no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidade sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular.