Por que o gato sempre deixa a ração nas beiradas do potinho?

Eles precisam da sua ajuda

Os gatos são animais bem inteligentes e, até certo ponto, independentes. Eles são muito apegados aos tutores, mas também gostam de ter um tempo reservado para eles. Mas há uma ocasião em que eles sempre vão precisar do tutor: a hora da refeição.

Mas o pote não está cheio?

Os bichanos vão atrás do tutor para pedir comida, mesmo que o comedouro esteja cheio, eles vão pedir por mais comida. Esse comportamento dos gatos é motivo de muitas brincadeiras, mas está bem longe de ser apenas uma ‘frescura’.

Reprodução Pinterest

Há uma razão simples

A maioria dos comedouros não têm o formato adequado para a anatomia dos gatos, que têm o focinho curto e simplesmente não conseguem pegar a ração que fica nas beiradas, e eles até que tentam.

Kevin Knezic/Unsplash

Os bigodinhos

Outro grande motivo está nos bigodes dos gatos, que são muito sensíveis e também esbarram nas beiradas de um comedouro apertado. Os bigodes dos gatos têm diversas funções importantes e ter que esmaga-los para comer é agoniante para o felino.

Pixabay

‘Completa aí pra mim’

Diante desses problemas que dificultam a refeição, o pet não comerá toda a ração que está no pote e irá pedir que o tutor complete aquele espaço que falta para que ele possa comer sem sofrimento. É até um sinal da inteligência felina!

Ponha os interesses dele antes dos seus

Os recipientes com as bordas mais altas foram feitos pensando nas pessoas, não nos animais. Essas bordas evitam que a ração caia para fora e faça sujeira, mas também impedem que os pets comam confortavelmente – esse problema também afeta cães de focinho curto.

Como solucionar esse problema?

A resposta é bastante simples: troque o comedouro do seu pet. Mesmo que ainda não esteja disposto a investir em um comedouro novo, é possível improvisar com utensílios da cozinha (que serão de uso exclusivo do gato).

O que usar?

Alguns recipientes sem bordas elevadas, como pires, por exemplo. Eles são ideais por terem beiradas que não deixam o alimento cair no chão e não atrapalham o gato na hora de comer. Em caso de alimentos úmidos, como os sachês, o pet pode lamber o prato com tranquilidade.

NastyaSensei/Pexels

Outra alternativa

Potes côncavos também são uma boa alternativa, pois eles fazem com que a comida escorra para o meio, facilitando a vida do gato.

É bom evitar

Utensílios de plástico, pois eles acumulam bactérias que prejudicam a saúde. Vale testar várias opções para ver com qual o gato se adaptará melhor, ao menos até que seja comprado um comedouro apropriado.

Quer saber quais são os comedouros mais adequados?

O porte e até a idade do animal pode interferir na hora de escolher o comedouro adequado, é importante saber bem na hora de escolher.

Nida/Pexels

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Helena Lopes/Pexels