Doenças comuns que são causadas pela má alimentação do animal

Economia hoje, um preço alto amanhã

Comprar uma ração mais barata para economizar, ou dar o que sobrou no prato para evitar o desperdício são práticas comuns para muitas pessoas, mas esse ato pode comprometer seriamente a saúde do animal de estimação a longo prazo já que a má alimentação está associada a diversas doenças.

shutterstock

Uma alimentação incompleta

Oferecer alimentos de baixa qualidade ou mesmo dividir a própria comida com os pets não é recomendado, pois assim o animal não receberá todos os nutrientes necessários para ele viver e, apesar de não parecer a princípio, isso pode até levar à morte precoce do pet.

Reprodução/ Shutterstock

Diarreia

A diarreia é um dos principais sintomas para doenças, o pet começa a eliminar fezes líquidas e abundantes. Quando está relacionada à má alimentação, a diarreia pode ser causada por um excesso de proteínas ou gorduras. A má qualidade ou a conservação incorreta da comida, assim como a mudanças bruscas na dieta também podem gerar problemas.

reprodução shutterstock

Obesidade

A obesidade é um problema sério que acomete muito animais. A má alimentação e o sedentarismo são fatores que contribuem, e muito, no sobrepeso em cães e gatos. Se o pet come em excesso e/ou ingere muito carboidrato e não faz atividade física, fique atento porque ele pode estar obeso.

shutterstock

Alergias

Você pode não saber, mas existe a chance do seu pet ser alérgico a alguns componentes da comida. Há diversos tipos de proteínas ou ácidos graxos que causam reações alérgicas e, dependendo da sensibilidade do animal, pode ser fatal.

reprodução shutterstock

Inflamação do esôfago

Apesar de ser a doença menos frequente da lista, é a mais grave e merece a devida atenção. Ela é causada, principalmente, pela ingestão de ossos previamente cozidos pelo cão. Os caninos têm a capacidade de comer e digerir os ossos, mas eles precisam estar sempre crus. Quando provêm de uma carne que foi cozida, poderá causar a inflamação do esôfago.

Florian Bollmann/Pixabay

Gastrite aguda

A gastrite aguda é causada por reação a antígenos bacterianos, provocados por vermes internos e intolerância alimentar. Também pode ser produzida por algum alimento vencido, estragado ou mal conservado. Nos casos mais extremos, essa doença provoca até a morte do animal.

Mat Coulton/Pixabay

Garantindo a boa alimentação

A primeira etapa para garantir a boa alimentação é escolher uma dieta equilibrada. Isso não significa que deve comprar a ração mais cara. Na verdade, é preciso escolher aquela que forneça todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal.

reprodução shutterstock

Não ofereça o resto das suas refeições

Isso contribui muito para a má alimentação, além das comidas serem normalmente muito gordurosas e possuírem condimentos que fazem mal à saúde. Além disso, não tem nenhum dos nutrientes necessários e só fará o animal aumentar de peso.

Comprar ração à granel também pode ser um risco

Mesmo as marcas mais caras, se não forem conservadas de maneira adequada, perdem todo o valor nutricional e será como dar apenas uma farinha de ração para o seu animal de estimação.

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação