Cachorro pode comer pipoca?

Pipoca vai bem em diversas situações e os cães, como não poderia ser diferente, vão fazer aquele olhar pidão para partir o coração dos tutores. Mas, será que os cachorros podem comer pipoca?

Sim! Mas atenção

Os cães não só podem comer pipoca como o alimento traz uma série de benefícios para a saúde dos animais, assim como para a nossa. A questão é que para dar o alimento ao pet é preciso que seja estourada de forma natural, sem sal ou manteiga, por exemplo.

prostooleh

Os benefícios

A pipoca conta com minerais essenciais, além de vitaminas do complexo B e riboflavina, que trazem benefícios para a visão e sistema digestivo, entre outros.

Aleksandar Jankovic/iStock

Cuidados

Apesar de parecer deixar tudo mais gostoso, dar aquela pipoca banhada na manteiga para um cão é perigoso. Além de trazer problemas relacionados à obesidade, em caso de intolerância à lactose, o animal pode sofrer com vômitos e diarreia.

Perigo em potencial

A pipoca sendo servida como petisco não traz nenhum problema, mas ao servir o alimento com aditivos, como pipoca de micro-ondas ou com temperos diversos, pode trazer problemas sérios à saúde dos cães.

Efeitos colaterais

Entre os efeitos estão: problemas no sistema digestivo; possíveis danos aos rins e desidratação pela adição de sal ao alimento; obesidade pela adição de gordura, como manteiga.

Anna Tis/Pexels

Apenas como um agrado

Mesmo que seja seguro dar pipoca ao cão, é preciso ter bom senso e não dar uma bacia inteira para o animal. Apenas pequenas porções, como recompensa, para que um alimento saudável não se torne um mal pelo excesso.

Cuidado com o milho

Os grãos que não estouram direito podem ficar presos aos dentre do pet, podendo causar danos. Além disso o animal corre risco de asfixia. Antes de dar a pipoca ao animal, tenha a certeza de que está bem estourada.

A quantidade ideal

A pipoca, assim como outras guloseimas, não deve passar de 10% da dieta do animal, nem é indicado servir todos os dias. Servir apenas pipoca estourada naturalmente, sem adição de temperos.

Para ter certeza

Nem todos os cães se dão bem a todos os alimentos que são geralmente saudáveis. Antes de oferecer qualquer alimento diferente ao seu pet, cão ou gato, é importante pedir a orientação de um médico veterinário.