A intolerância à lactose
Cada cachorro é único, enquanto alguns cães podem tomar uma tigela cheia de leite sem nenhum problema, outros podem passar muito mal com um pedaço de queijo, causando problemas gástricos.
Entre as comidas favoritas de todos os cães estão as lambidas roubadas de sorvetes ou um pedaço de queijo, e quando o assunto se volta para o leite e para os produtos lácteos, os tutores devem tomar bastante cuidado, pois os cachorros, assim como muitos seres humanos, podem ser intolerantes à lactose.
Cada cachorro é único, enquanto alguns cães podem tomar uma tigela cheia de leite sem nenhum problema, outros podem passar muito mal com um pedaço de queijo, causando problemas gástricos.
Os produtos que contém laticínios não são tóxicos, mas também não são necessários na dieta, podendo causar muito desconforto se ele for intolerante à lactose. A ração já contém todo o cálcio que ele precisa para se manter saudável, e não é necessário complementar a alimentação com leite ou derivados.
Enquanto o primeiro alimento de um filhote recém-nascido é o leite materno, uma vez que ele desmamar, não precisará mais de leite para sobreviver. Os cães perdem a habilidade de digerir lactose quando crescem devido à produção cada vez menor da enzima lactase.
Os filhotes nascem com níveis elevados de lactase, necessária para quebrar os açucares no leite, mas aquele sem acesso ao leite materno nunca devem receber o leite de vaca como um substituto, pois o leite das vacas tem mais lactose do que o leite produzido por uma cadela.
Se o seu cachorro sofrer de algum grau de intolerância à lactose, os sinais serão bastante fáceis de se identificar. Cães com dificuldade em digerir laticínios podem ter problemas gástricos como dor abdominal, gases, inchaço, náusea, vômito e diarreia.
Não existem medicações para intolerância que os cães possam tomar. De qualquer forma, a melhor maneira de assegurar que o cão está bem é o levando para uma visita ao veterinário, que saberá medicá-lo e indicar os tratamentos para qualquer tipo de problema que ele tiver.
Além dos resultados potencialmente bagunçados que você pode receber se resolver dar produtos lácteos para o seu pet, existe uma algo importante que deve ser levado em consideração antes de dividir comida com um animal de estimação.
Enquanto os laticínios por si só não são tóxicos, certos sabores de sorvete contêm chocolate, passas ou nozes de macadâmia que são perigosas para a saúde dos cachorros. Além disso, os tutores devem tomar cuidado com comidas geladas, alguns frozen yogurts contém adoçantes como xilitol, que também é perigoso para os cães.
Se o pet for um sortudo que não tem problema com a ingestão de leite e derivados, o recomendável é que ele coma o mínimo possível, e que não fuja do básico. Se você realmente quiser dar esses alimentos a ele, fique com o sorvete de baunilha ou com quantidades mínimas de queijo.