Conheça 5 curiosidades sobre as calopsitas

Características e ações específicas dizem muito sobre essa ave que conquistou os lares ao redor do mundo

As  calopsitas estão, a cada dia que passa, conquistando o seu espaço na vida dos tutores. Uma das curiosidades sobre calopsitas é que elas estão entre as principais escolhas de quem deseja ter uma ave de estimação. São fofas, adoráveis e uma ótima opção para quem gosta de intereação, uma vez que elas, muitas vezes, amam brincar com os humanos.

+ 10 ações que vão deixar o cachorro mais feliz

Esta espécie de pássaro é doméstico, ou seja, ele precisa do homem para determinadas funções. Por isso mesmo é muito importante que os donos conheçam muito bem elas. Exatamente por isso, separamos 5 curiosidades sobre calopsitas , dá uma olhada!

1. Elas podem viver mais de 10 anos!


A verdade é que a estimativa de vida das calopsitas chega aos 30 anos - e as de cativeiro aos 20 anos. Se você cuidar dela certinho e atender suas necessidades, poderá ter uma companhia amigável e carinhosa por muito tempo, já que o tempo médio de vida das calopsitas variam entre 12 e 15 anos. 

2. Sua crista pode ser um termômetro de humor

É possível saber qual o estado de humor da sua calopsita apenas observando os movimentos de sua crista. Quando está bem tranquila, ela costuma deixar as penas para baixo, já quando está assustada, eufórica ou animada, fica com as penas para cima. 

3. Ela mostra que está com preguiça bocejando

Assim como os humanos, as calopsitas demonstram sua preguiça, sono ou cansaço, com um movimento bem característico:  bocejando. A verdade é que esse momento - que acontece repetidas vezes - está entre uma das coisas mais fofas que esse pássaro faz.

+ Burro ajuda rebanho a fugir e é preciso reforços para capturá-los

4. Fidelidade é seu codinome 

Elas são consideradas aves monogâmicas, ou seja, quando escolhem um companheiro é para a vida toda. Quem geralmente opta por um parceiro é a fêmea e não é um processo nada fácil, já que elas são rigorosas e podem demorar anos até encontrar o par ideal. 

5. Como saber se é macho ou fêmea?

Identificar se a sua calopsita é macho ou fêmea pode ser bem difícil e, nesses casos, o mais indicado é fazer um exame de sexagem. Também é possível perceber as diferenças de comportamento. De qualquer forma, muito cuidado ao escolher o nome do seu pet sem saber qual o sexo exato!

+ Cachorra quase morre após ser pintada com tinta para cabelos

Elas são aves amáveis que possuem inúmeras atitudes fofinhas e engraçadas. Quais curiosidades sobre calopsitas você não conhecia?