Como os animais de estimação podem fazer parte da ceia de Natal

O fato de os animais não poderem comer todas os pratos de uma ceia de Natal não significa que eles não devem participar da festa

O Natal é o momento do ano em que toda a família costuma se reunir. Pais, filhos, tios, primos, avós e netos sentam juntos à mesa pra se deliciar com a ceia de Natal e tem momentos de muito divertimento com a troca de presentes, por exemplo. Mas, geralmente, tem alguém que fica de fora dessa história: o animal de estimação. 

Leia mais: 10 alimentos proibidos para os gatos

Os animais podem participar da ceia de Natal de uma forma saudável
Foto: shutterstock
Os animais podem participar da ceia de Natal de uma forma saudável

Mesmo que o gato ou o cachorro da casa seja considerado um membro da família, ele não pode comer a maioria, ou se não todas, as comidas que pertencem a ceia de Natal . Então, a maior parte das pessoas prefere não ter muito trabalho e mantê-los fora da confraternização. 

Entretanto, é possível preparar uma ceia para eles ao mesmo tempo que está cozinhando a dos humanos. Tudo de forma muito saudável e sem ter muito trabalho. Para evitar o transtorno do animal ficar pedindo comida para a visita ou que ele coma o que não pode, é preciso prestar atenção em alguns pontos.

Ingredientes da ceia proibidos para animais

A maior parte dos alimentos natalinos faz mal para os animais de estimação. Na lista dos proibidos estão as uvas passas, farofa, chester e peru temperados, ossos cozidos, chocolate, massas fermentadas e qualquer coisa que tiver muita gordura. Portanto, tudo isso deve estar fora da lista de comidas que será oferecida para o bichinho. 

Leia também: Petiscos naturais ajudam a educar e cuidar da saúde do cão ao mesmo tempo

A ceia do animal de estimação

Fazer algo a parte e diferente da ração para que o animal coma junto com o resto da família não é muito difícil. Na hora do preparo da  ceia principal, basta separar algumas coisas e prepará-las paralelamente, garantindo que eles não sejam temperadas com cebola ou sal, por exemplo. 

Foto: shutterstock
Os animais devem passar comemorar o Natal junto com a família

Alguns dos ingredientes interessantes de se colocar na ceia de Natal para animais são: pedaços de frango cozidos sem tempero, legumes feitos no vapor e sem sal (cenoura, brócolis, abóbora, batata, ervilha, entre outros) e algumas frutas como maçã e banana. Se quiser deixar o prato dele um pouco mais atrativo, vale cozinhar um pouco de arroz (apenas cozinhar na água, sem óleo, cebola ou sal) e misturar, mas a quantidade deve ser bem pouca. 

Se as comidas ditas acima não fazem parte das que serão servidas para os humanos, você pode substituí-las, mas sempre se certificando de que elas não fazem mal para o bichinho. Uma conversa com o veterinário é sempre uma boa ideia. 

Outras opções

Você não fará a própria ceia, encomendou de algum restaurante ou combinou com a família que cada um levará um prato. Além disso, tem que arrumar muitas coisas e não vai sobrar tempo para a ceia de Natal para animais. Mesmo assim não quer que seu bichinho de estimação passe a data comendo aquela mesma ração de sempre. 

Leia mais: Por que um cachorro fica com falta de apetite e o que precisa ser feito

A melhor opção para você são as comidinhas prontas natalinas. Algumas empresas produzem panetone, papinhas de sabor chester ou peito de peru e até columbas pascoais para animais de estimação. Os produtos levam apenas ingredientes que gatos e cachorros podem comer. 

Onde colocar a ceia do animal

Isso vai de acordo com o temperamento do bichinho. Se ele prefere estar perto das pessoas e não se importa de comer a Ceia de Natal sem ter muita privacidade, o comedouro pode ser posto na sala mesmo, perto da mesa de jantar. Agora, se ele se irrita com gente tocando nele durante as refeições, encontre um lugar mais reservado.