Como montar um kit de primeiros socorros para o seu pet

Por maior que seja o cuidado do tutor com o pet, os animais são muito curiosos e amam explorar e, mesmo sem sair de dentro de casa, eles podem se meter em confusões e se machucarem de alguma forma. Por isso, é muito importante ter sempre um kit de primeiros socorros completinho em casa.

Para casos mais simples

Saber lidar com os machucados é um jeito de evitar que o problema se agrave. Lesões mais leves, como um arranhão, podem ser tratadas pelo próprio tutor em casa, com o auxílio do kit. Mas é importante ter em mente que esses cuidados não substituem a avaliação de um veterinário.

reprodução shutterstock

A importância do kit de primeiros socorros

O kit, além de resolver casos mais simples, também é importante em casos mais graves. Caso o pet sofra um corte mais profundo, uma lesão ou até uma intoxicação, com um kit completo o tutor pode realizar os primeiros socorros enquanto não chega ao atendimento médico. Essa assistência imediata pode fazer a diferença para o salvamento do animal.

Shuttersock

Não utilize produtos de uso humano

Antes de comprar os itens para o kit, lembre-se que não pode utilizar os mesmos disponíveis para humanos. O seu pet não é uma pessoa, além disso, tem um pH e metabolismo diferente. Portanto, os desinfetantes e medicamentos devem ser apropriados para a espécie.

reprodução shutterstock

Hora de montar o seu kit

Monte um estojo de primeiros socorros só com itens de uso veterinário. Se possível, peça a ajuda de um profissional de confiança para comprar os melhores produtos, de marcas confiáveis. Deixe de fora tudo o que possa ser prejudicial ao pet e lembre-se de sempre levar o kit com você para passeios mais longos.

8photo/Freepik

Itens necessários na maleta

Focinheira, luvas de látex ou borracha descartáveis, gazes, hastes flexíveis, esparadrapo, ataduras, desinfetantes e soro fisiológico, sabonetes antissépticos, tesoura, água oxigenada, termômetro, analgésicos e anti-inflamatórios, medicamentos para a diarreia, pinça, seringa, pomadas cicatrizantes, antiparasitários e anti-histamínicos.

Anastasia Kazakova/Freepik

Por que ter uma maleta?

No momento em que seu pet se machuca, não é viável ficar procurando pela casa todos os itens necessários. Para evitar, reúna todos em um único lugar (maleta ou caixa). Será bem mais simples encontrar o que precisa quando está tudo reunido no mesmo local. Mantenha sempre organizado para achar o que precisa rapidamente em caso de emergência.

De olho na validade

Verifique periodicamente a validade dos remédios e demais itens. Jogue fora caso tenha passado da data. Guarde o kit em um local seguro, com temperatura ambiente e de fácil acesso. Assegure-se que todos os membros da família saibam onde está guardado para casos emergenciais.

Tenha sempre à disposição

É interessante ter um segundo kit primeiros socorros com itens essenciais para quando for transportar o animal, principalmente em viagens longas e tenha sempre o número de um médico-veterinário de confiança!

Confira dicas de primeiros socorros

Alguns passos são fundamentais para cuidar de seu animal e evitar maiores problemas no futuro

Plano de saúde

Para facilitar ainda mais a sua vida – e a do seu pet – você pode contar com o auxilio de um plano de saúde para o seu melhor amigo. Conheça mais sobre o iG Pet Saúde.

tonodiaz/Freepik

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

Gustavo Fring/Pexels