Dicas para ter uma árvore de Natal à prova de gatos

Quando as festas de fim de ano se aproximam parte da celebração começa já com a decoração da casa e um dos itens principais é a árvore de Natal. Porém, a brincadeira entra para o ‘nível hard’ quando você vive com um gatinho.

Animais graciosos e curiosos

Os felinos são animais exploradores e é natural que queiram investigar algo novo, e eles se sentem ainda mais atraídos por uma árvore decorada com objetos brilhantes pendurados e podem querer pular sobre ela e fugir com os enfeites.

Kevin Turcios/Unsplash

Dicas da PETA

A organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) listou dicas importantes para ajudar os tutores de gatinhos a manterem a decoração da casa segura dos bichanos – o que também garante a segurança dos animais.

Helena Lopes/Pexels

Escolha uma árvore sintética

Muitas pessoas adoram ter uma árvore natural em casa, mas as agulhas de pinheiro podem ser perigosas para os gatos, que adoram mastigar objetos estranhos e podem ingeri-las, fazendo mal à saúde. Optar por uma árvore sintética, além de mais seguro, poderá ser usada novamente no próximo ano – economizando dinheiro.

Não exagere no tamanho

Uma árvore grande pode ser bem chamativa e bonita, mas também apresenta maior risco caso os bichanos tentem fazer ataques furtivos contra ela. Se a árvore cair, é menos provável que os pets se machuquem – além de ser mais fácil para decorar e limpar uma árvore menorzinha.

Não tenha pressa para enfeitar tudo

Ao chegar com a árvore em casa e montá-la no local ideal, espere um pouco antes de começar a pôr os enfeites. Deixe o gato se acostumar com a árvore e perder o interesse nela antes de decorar tudo – talvez isso demore alguns dias.

Uma base segura

Para evitar que a árvore tombe com as investidas do felino, garanta que tenha uma base sólida e pesada. Outra dica é prendê-la na parede com um arame próximo ao topo.

Decorando a árvore

Concentre-se na metade superior da árvore. Coloque os enfeites onde é mais difícil para o seu gato alcançá-los - no topo e em direção ao centro da árvore (em vez de nas pontas dos galhos).

Tome cuidado com as luzes

Coloque as luzes no centro da árvore para que seu gato fique menos tentado a mastigar os fios e cubra a ponta do fio que se conecta à parede com um protetor. Sempre desligue quando não puder supervisionar. Se ele tentar mastigar os fios, é melhor tirar as luzes da árvore do que arriscar que seu amigo se queime ou leve um choque.

Amarre, não pendure

Seu gato pode se machucar com os pequenos ganchos de metal normalmente usados para pendurar enfeites, então, em vez disso, tente amarrar os enfeites na árvore. Certifique-se de que os enfeites estejam seguros o suficiente para que seu gato não possa simplesmente fugir com eles.

Não use o ouropel

O ouropel pode ser barato e chamativo, mas é um perigo para os gatos, que muitas vezes não resistem a comê-lo e podem se engasgar ou ficarem presos no intestino se o engolirem. Em vez disso, escolha outros tipos de decoração bonita, como papel, madeira ou feltro vegano, que são menos tentadores do que as coisas brilhantes.

Evite outros perigos de férias

Não arrisque o uso de decorações como velas, pequenos enfeites com os quais seu gato pode se engasgar ou neve falsa (que pode ser tóxica). E certifique-se de manter alimentos e plantas que possam ser venenosos fora de alcance - ou melhor ainda, fora de sua casa.

Não se estresse

Assim como saber que seu gato arranhará seu sofá em algum momento, é bom aceitar que alguns gatos podem subir em árvores, não importa o que se faça. Portanto, faça o possível para montar uma árvore bonita e segura, mas não se preocupe se o gatinho decidir “redecorar”. A vida com gatos é imprevisível e isso é parte da diversão!

O Canal Pet no Telegram

Receba todas as novidades, dicas e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular