Existe um tamanho ideal para cachorro de apartamento?

Os centros urbanos estão cada vez mais verticalizados e é cada vez mais comum que famílias passem a morar em apartamentos, que estão cada vez menores. Mas, ainda assim, as pessoas querem ter seus animais de estimação. É possível que um cão viva bem e feliz em um ambiente menor?

Quais os cuidados necessários?

Segundo Alexandre Rossi, não importa o tamanho do cão ou se ele mora em uma casa ou apartamento, desde que o ambiente seja bem adaptado para a rotina de toda a família, humanos e caninos.

Shuttersock

O porte tem influência?

Independentemente do porte, cães são animais sociais e gostam de viver em grupo, e eles enxergam a família como parte de seu grupo. Por isso, mesmo quando vivem em casa maiores e com grandes quintais, eles sempre vão preferir ficar perto da família. Por isso, morar em apartamento não será prejudicial, desde que possam exercer comportamentos naturais.

shutterstock

Uma rotina de exercícios

Todo cão precisa praticar atividades físicas, a frequência e intensidade irá depender do temperamento e do porte do animal. Cães com altos níveis de energia são recomendados ao menos dois passeios diários. Esses passeios devem ser satisfatórios ao cão, para que ele possa se divertir e gastar energia.

shutterstock

Diversão dentro e fora de casa

Jogar bolinha, esconde-petisco e treinar comandos também são ótimas possibilidades de gastar a energia do cão e de estreitar os laços afetivos com ele.

Melvin Quaresma

Cães com menor nível de energia

Esses cães precisam de menos tempo de exercícios e de caminhadas (em média 20 a 30 minutos), mas necessitam diariamente de passeios e de brincadeiras, como qualquer cachorro.

Fritz Dela-Cruz/Pexels

Exercitar o faro e socializar

Farejar, socializar com outros cães e interagir com pessoas são atividades que todos os cães precisam para que eles tenham qualidade de vida e possam se comportar como cães precisam se comportar.

Samson Katt/Pexels

Enriquecimento ambiental

Além dos constantes passeios, é muito importante que o tutor enriqueça o ambiente em que o pet vive. Brinquedos interativos e petiscos são ideias para que ele fique entretido especialmente quando estiver sozinho. Essas medidas simples podem evitar, inclusive, que ele destrua móveis e objetos da casa.

Jay Wennington/Unsplash

Em paz com os vizinhos

Antes de levar o cachorro para o apartamento, verifique quais são as regras que o condomínio estabelece em relação à convivência entre pessoas e pets. De qualquer forma, vale a pena educar o pet para que os momentos de convivência e de interação com os vizinhos sejam prazerosos.

Karolina Grabowska/Pexels

Para o dia a dia

Essas medidas simples devem ser inseridas no dia a dia da família que tem cachorro em apartamento e permitem que todos vivam bem, mesmo que o espaço seja pequeno. Além disso, o cão certamente estará feliz e terá seu bem-estar garantido para momentos em família.

Darren Richardson/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram

Receba novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular

Cottonbro/Pexels