Você cuida bem do seu pet?

Cuidar de um animal de estimação parece ser tarefa simples: dar carinho, água, comida, um local para dormir e levar ao veterinário vez ou outra, mas vai muito além disso!

Ser dono é fácil, difícil é ser tutor

Ser o tutor de um animal, como o nome já sugere, é assumir a responsabilidade de guardião, amparar e proteger o pet em todas as suas necessidades, não apenas ter um bichinho em casa. A posse responsável requer disciplina para atender certos critérios básicos.

Mel Elias/Unsplash

Pesquisar sobre a raça ou espécie

Antes de cuidar de um animal, seja um cão ou um gato, é importante que se busque informações sobre os cuidados e necessidades com esse pet. Em caso de outras espécies, como roedores, répteis e aves, por exemplo, vale pesquisar sobre veterinários especializados que possam ajudar em eventuais necessidades

Evgeniya Litovchenko/Pexels

Condição financeira

É essencial que o tutor possa suprir todas as necessidades que um pet exige. É preciso ter isso em mente antes de adotar ou comprar um animal, evitará muitos problemas. Alguns animais dão menos despesas, outros são relativamente mais caros, fora os custos com veterinário.

reprodução shutterstock

Espaço adequado

Cães e gatos precisam de espaço adequado, um lugar para comer, dormir e fazer as necessidades, já ouras espécies necessitam de uma adaptação no ambiente para que possam viver bem – algo que também gera um custo a mais.

reprodução shutterstock

Consultas de rotina

Assim como as pessoas devem ir ao médico para exames de rotina, os animais também têm essa necessidade. Ter uma agenda com datas de vacinas, vermífugos, entre outros medicamentos é essencial para manter o pet sempre com a saúde em dia.

reprodução shutterstock

Castração

Especialmente para cães e gatos, a prática ajuda na prevenção de uma série de doenças, como infecções e câncer. Além de evitar o risco de reprodução indesejada, uma das principais causas do abandono.

Shutterstock

Estabilidade

O animal de estimação precisa ter um lugar estável para viver. Quem costuma viajar muito ou passa pouco tempo em casa deve pensar bem antes de assumir essa responsabilidade. A mudança constante pode causar sérios problemas psicológicos para alguns animais.

shutterstock

Tempo de qualidade

Algo muito importante para saber se está cuidando bem do animal é ser honesto e assumir se tem ou não tempo suficiente para dividir com ele. Não é bom deixar os pets sozinhos o dia todo, por isso é importante que sempre haja alguém responsável em casa.

KoolShooters/Pexels

Crianças pequenas

Não é recomendado que crianças recebam animais como presente. Muitos animais são abandonados por não se darem bem com os pequenos. Para ter certeza de que estão cuidando do pet, é melhor esperar que as crianças cresçam e aprendam sobre o respeito e os cuidados que merecem.

Shuttertsock

Pai de pet também tem limite

Para cuidar bem, não é preciso humaniza-lo. O melhor sinal de amor com o pet é não o tratar como se fosse uma criança. Cada espécie tem suas próprias necessidades e limites e, muitas vezes, acreditamos que algo que é bom para nós também é bom para eles, quando não é bem assim.

Don Hassan/Unsplash

Parece complicado

Apesar de todas as responsabilidades, cuidar de um animal de estimação não precisa ser difícil. Ofereça a ele o essencial (e alguns mimos de vez em quando, por que não?) e sempre consulte um veterinário ou especialista comportamental em caso de dúvidas.

Yana Moroz/Pexels

O Canal do Pet no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!