Não precisa ser um problema
O que muitas pessoas não sabem, é que a queda de pelos pode ser bem simples de resolver, bastam algumas mudanças de hábitos na rotina.
Um dos maiores empecilhos para tutores que têm cachorro, especialmente aqueles mais peludos, é a quantidade de pelos que o pet solta pela casa e pelas roupas. Além de exigir uma limpeza constante, poder ser um problema para quem é alérgico.
O que muitas pessoas não sabem, é que a queda de pelos pode ser bem simples de resolver, bastam algumas mudanças de hábitos na rotina.
A escovação dos pelos deve ser feita ao menos uma vez a cada dois dias, e os banhos regulares são fundamentais para manter a saúde da pele do pet. O intervalo entre um banho e outro deve ser de cerca de 15 dias, para evitar o acúmulo de umidade e o surgimento de doenças de pele.
Em cães de pelos mais curtos a escovação pode ser feita apenas uma vez por semana. Além de evitar nós e embaraços, a escovação também ajuda a ativar a circulação e distribuir a oleosidade natural da pele – uma escovação diária pode ser uma boa opção!
O cão precisa receber sempre ração seca de alta qualidade, com todos os nutrientes necessários. Um médico veterinário pode recomendar frutas e legumes para complementar as refeições. Existem também vitaminas próprias para a queda excessiva de pelos, mas apenas sob prescrição médica.
Os animais precisam de água fresca disponível o dia inteiro. A desidratação pode deixar os pelos enfraquecidos, além de prejudicar a saúde do pet de maneira geral.
Tosar o cão em épocas de queda intensa é uma alternativa, embora não resolva tanto e nem todas as raças devam ser tosadas. O chão continuará cheio de pelos, mas haverá uma redução considerável.
Assim como nas pessoas o estresse pode causar a queda de cabelos, com os pets pode acontecer o mesmo. Isso gera problemas na pelagem e deve ser tratado. Um meio de deixar o cão menos estressado é levá-lo para passear e brincar, se possível, todos os dias.
Muitas vezes, as quedas dos pelos podem indicar doenças de pele, carrapatos, pulgas ou alguma alergia. Ao notar coceiras ou descamação, o tutor deve levar o pet ao veterinário. O profissional indicará o melhor tratamento.
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!