Sinais que os cães dão quando estão prestes a morrer

O tempo que se convive com um cachorro é realmente incrível e são ótimos momentos na companhia dos peludos. Mas, infelizmente, a expectativa de vida deles é de, em média, 15 anos e é importante oferecer o melhor para o pet que está envelhecendo.

Menor condição física e falta de energia

Um cachorro idoso já não tem mais a mesma energia que um cão em plena forma física, quanto maior a idade do pet, ele fica mais calmo. Além disso, ficam mais propensos às doenças que afetam a condição física e diminuem a disposição do pet consideravelmente.

shutterstock

Param de comer e perdem peso

Com uma idade muito avançada até atividades simples como comer e beber passam a exigir um maior esforço, e isso pode fazer com que o cão comece a perder peso. Existem alimentos que ajudam a aumentar o apetite, mas é provável que o cão não consiga. Um dos principais sinais em um cão nos últimos dias de vida é justamente perder o interesse pela comida.

Reprodução Pinterest

Os sinais corporais mudam

Quando um cão perde parte de suas atividades, força e peso, ele também pode sofrer alterações na temperatura do corpo, que fica mais frio. As frequências cardíacas e respiratória também mudam. Assim, eles passam mais tempo dormindo ou deitados em um local que seja confortável e quente. É provável que seja difícil para ele se movimentar e até mesmo responder a estímulos.

Eles sentem dor

Isso pode acontecer em qualquer idade, desde que o cão tenha uma doença ou algo esteja errado com o corpo dele. A dor pode ser muscular, nas articulações e causada por ossos desgastados.

Sem controle

Cães muito velhos perdem o controle e fazem xixi e cocô em si mesmos. Eles não têm mais a capacidade de esperar para se aliviar fora de casa e não têm outra escolha além de fazê-lo em qualquer lugar da casa.

Eles se escondem para descansar

Muitos cães, quando estão chegando nos últimos dias, buscam se esconder da família e podem até fugir de casa para morrer. Ainda assim, o recomendado é que nunca se abandone o animal e que se dê todo o apoio a eles até o final.

reprodução shutterstock

Um alento ao tutor

O momento de despedida de um animal de estimação, para muitas pessoas, é como se um membro da família estivesse partindo. Por isso, é sempre importante contar com todo o apoio possível. O iG Pet Saúde pode te ajudar!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidade do mundo dos pets diretamente no seu celular!