Não pegue filhotes de cachorro recém-nascidos no colo

Saiba quais cuidados tomar

Cachorros recém nascidos são sempre muito fofos e é perfeitamente compreensível sentir aquela vontade de pegar todos no colo, mas isso não é indicado e pode prejudicar a saúde dos filhotes.

Deixe o ambiente limpo

Após o parto o ideal é higienizar o ambiente para diminuir o risco de infecções, tanto da mãe quanto dos filhotes.

Filhotes nascem de olhos fechados

Os cães começam a abrir os olhos naturalmente após 10 ou 15 dias de vida, o que é natural. Não se deve nunca tentar abrir os olhos do filhote antes do tempo.

Não toque nos bebês

Por mais fofos que sejam, o tutor não deve tocar nos filhotes, pois isso pode causar até mesmo a rejeição da mãe. A fêmea reconhece os filhos por um cheiro característico, que pode ser afetado pelo toque humano. Uma vez que rejeite o filhote, a mãe pode até tentar matá-lo.

Ofereça conforto

Enquanto a cadela amamenta e cuida dos filhotes, o que o tutor pode fazer é garantir que ela tenha um lugar confortável e sossegado, sempre com uma boa alimentação e água fresca.

Um parto natural

A menos que seja necessário fazer uma cesárea, a cadela fará todo o trabalho de cuidar dos filhotes sozinha. Ela estimula a defecação e micção por meio de lambeduras e amamenta os filhotes por, no mínimo, 30 dias de vida.

Radovan Zierik/Pixabay

Busque um veterinário

Caso note um comportamento estranho na mãe ou nos filhotes, o tutor deve leva-los ao médico veterinário.

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets, diretamente no seu celular.