Como melhorar a saúde emocional do pet e quais são os sinais de alerta

Um sinal de alerta aos tutores é quando o pet começa a se comportar de maneira incomum, seja quando ficam cabisbaixos, sem apetite ou não querem mais brincar. Essa reação, muitas vezes, está ligada a fatores emocionais. Em algumas situações, essa demonstração é tão sutil que o tutor pode não compreender de início o que está acontecendo.

Compreenda os sinais

Antes que o emocional reflita sobre a saúde física do pet ou se torne um motivo de preocupação, manter um ambiente saudável, independentemente de espécie, é muito importante. Os animais se comunicam com os tutores o tempo todo, basta que se entenda os sinais.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

De tutor para tutor

Carolina Botelho, mãe dos cães Dingo e Cacau, da raça Fox Paulistinha, acompanha de perto a rotina dos pets, que estão sempre cheios de energia para brincar.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Características do Fox Paulistinha

Tipicamente é uma raça fácil de cuidar em termos de higiene e é um ótimo cão de guarda, atento e curioso. Essa tendência, porém, não significa que eles não precisem de atenção especial quando se trata de saúde emocional, assim como qualquer outra raça ou espécie.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Cuidados que fazem a diferença

Independentemente das características, personalidades e até da relação que cada pet tem com o tutor, pequenos cuidados no dia a dia podem fazer muita diferença na felicidade deles. Carolina lista 5 dicas sobre como manter a atenção quanto a saúde do seu pet e como otimizar o tempo e melhorar a relação em casa.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Momentos de carinho com o pet

Pode parecer óbvio, mas se lembrar de manter esse vínculo afetivo e de presença é fundamental. Conviva com o seu pet, faça brincadeiras, interaja até mesmo no momento da alimentação. Esses momentos juntos são a base de tudo.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Atenção com a alimentação

Ofereça ao seu pet uma alimentação de qualidade e mantenha hábitos alimentares saudáveis. Garanta que estejam sendo proporcionadas vitaminas, minerais e todos os suprimentos para uma boa qualidade de vida.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Se lembre da hidratação

Cuidados básicos também podem ser melhorados. Por exemplo, é preciso disponibilizar água tratada e potável a todo momento. Da mesma forma, quando estiver muito calor, adicione água gelada para ajudar a resfriar o corpinho deles. Espalhar potes pela casa também facilita a hidratação do pet.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Enriquecimento ambiental

Promova o enriquecimento ambiental no momento das refeições. Ou seja, ofereça comedouros interativos de modo que possa simular a caça na natureza para se alimentar. Esse hábito colabora para a saúde mental do pet.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Faça amizades

A interação entre pets é super saudável e fundamental não só para a socialização como para saúde emocional. Frequentar espaços e promover encontros para além do seu ambiente comum e pessoas da família deve fazer parte da rotina. Praças, parques e brinquedotecas são ideais para esses convívios.

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Uma raça brasileira

O Terrier Brasileiro, mais conhecido como Fox Paulistinha, é descendente de raças europeias que se cruzaram com raças de pequeno porte. Quer saber mais sobre eles? Clique no link abaixo!

Carolina Botelho/ospaulistinhas

Além dos doguinhos

Carolina também tem cavalos de estimação e já falou ao Canal do Pet sobre os cuidados com esses "pequenos grandes pets". Confira clicando abaixo!

Reprodução/Instagram/ospaulistinhas

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades divertida sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!

Zen Chung/Pexels