8 mitos sobre banho em cachorros

Todo mundo gosta de ver o pet cheiroso, limpo e bem cuidado. Chega a ser satisfatório! O banho em cães é necessário para evitar que impurezas fiquem acumuladas na pelagem. Ainda existem muitos mitos que acabam confundindo os tutores.

Cães não precisam de banhos frequentes

Um mito comum sobre a de limpeza dos pets. O mais indicado é que o animal seja higienizado com certa regularidade, mas a quantidade de banho dependerá de vários fatores, como tipo de pelo, raça ou se ele tem alguma predisposição para doenças de pele.

O uso do secador é imprescindível

O secador é necessário, mas não precisa ser utilizado sempre. O barulho incomoda bastante a audição dos cães, além de o calor excessivo ser ruim para a pele. Mas atenção: não secar a pelagem completamente favorece a proliferação de microrganismos que causam diversas doenças.

Banhos prejudicam o pH da pele

Realmente pode acontecer, mas só quando não são utilizados os produtos adequados para cada tipo de pelo. Em caso de dúvida, consulte o veterinário.

A melhor forma de dar banho é com mangueira

Você gosta de banho gelado? Provavelmente não, e o mesmo vale para seu pet. A água que sai da mangueira é muito fria e utilizá-la para limpar o pet fará com que ele adoeça. Mesmo que esteja muito calor, o ideal é usar água morna e em um lugar protegido do frio e das correntes de ar.

Banho prejudica a oleosidade natural da pele

O banho tem como propósito eliminar as impurezas e outras substâncias indesejadas, a fim de manter os pelos brilhantes, saudáveis e cheirosos. A oleosidade natural da pelagem só é prejudicada quando a limpeza é feita em excesso e utilizando produtos de má qualidade. Caso contrário isso não será um problema.

A água no ouvido pode causar uma otite

Essa afirmação é verdadeira, mas é fácil de evitar. Não jogue água nos ouvidos e durante o banho proteja-os com algodão. Retire com cuidado os restos de shampoo que ficar nas orelhas do cão. A limpeza interna do ouvido deve ser feita com algodão embebido em produtos específicos.

É melhor dar banho em pet shop

Não necessariamente. Se tiver tempo, espaço adequado e os produtos necessários, dar banho em casa é muito mais agradável para o pet, já que é um ambiente conhecido e ele confia no tutor. Caso contrário, o jeito é levá-lo ao pet shop. Antes de deixá-lo em outras mãos, certifique se o estabelecimento é confiável e os profissionais são capacitados.

Shampoo elimina pulgas e carrapatos

O shampoo antipulgas não resolve, mas ajuda no controle quando usado com frequência. Para se livrar completamente desse incômodo, é necessário complementar o cuidado com outros produtos.

Acha que porque o pet não sai de casa ele não precisa de banho?

Achou errado! Entenda mais sobre isso no link abaixo

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!