Como transportar o gato na caixa sem estresse

Idas ao veterinário ou mesmo pequenas viagens de carro podem ser desafiadoras para os gatos, já que a mudança de ambiente desencadeia sensações de desconforto e insegurança para os bichanos.

Controle de território

Os gatos gostam de ter o controle do ambiente em que habitam, quando algo foge da rotina eles tendem a ficar incomodados, até que se acostumem com a nova ordem.

Os feromônios felinos

Os gatos liberam um odor natural quando se esfregam por paredes, móveis e outros objetos da casa, esses sinais olfativos ajudam com que o pet se sinta seguro e confortável na casa. A perda desses sinais gera o estresse.

Reprodução/ Shutterstock

Como ajudar o bichano

Alguns cuidados essenciais podem ajudar a diminuir essa sensação de desconforto, confira uma lista com seis dicas preparadas pela médica veterinária Nathalia Fleming, para transportar o seu gato da melhor forma.

A caixa deve fazer parte da rotina

O ideal é que objeto fique no ambiente do gato e o tutor incentive seu uso, seja utilizando petiscos ou brincadeiras que façam o pet entrar no espaço. Assim, o felino irá associar o item a algo positivo e ficará mais fácil transportá-lo quando necessário.

paperelements/Pixabay

Atenção à mobilidade

A escolha do item deve considerar o porte do animal, então é preciso que o felino consiga manter sua mobilidade no local (ele deve conseguir se movimentar livremente dentro da caixa). Além disso, é indicado colocar um cobertor para aumentar o conforto.

shutterstock

Planeje o percurso

Prefira trajetos mais curtos e certifique-se que a temperatura esteja ideal para o animal. Em caso de trajetos mais longos coloque todos os itens no carro primeiro e deixe para acomodar o animal na hora de sair, isso evita que ele fique estressado enquanto aguarda a movimentação.

Shuttersock

Prepare-se para as viagens

Neste caso, o fornecimento de alimento deve ser reduzido. Para as necessidades fisiológicas do animal, é necessário colocar tapetes absorventes dentro da caixa de transporte, que devem ser trocados sempre que utilizados. Se necessário, cubra a caixa de transporte com uma toalha para diminuir os estímulos externos.

Zoe Gayah Jonker/Unsplash

Utilize um análogo sintético ao odor facial felino

O análogo sintético ao odor facial felino reproduz o sinal que os gatos deixam no ambiente para marcar o local como conhecido. Quando o produto é aplicado na caixa de transporte ou toalha, o felino interpreta que aquele ambiente é seguro e isso proporciona maior bem-estar e conforto.

reprodução shutterstock

Ao voltar para casa

Quando retornar reintroduza o felino ao ambiente com calma, coloque a caixa de transporte no chão e abra a porta, respeite o comportamento do gato caso ele demore alguns minutos para sair do espaço.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Sam Lion/Pexels