A importância da castração para gatos

Os gatos são animais conhecidos por seus instintos bastante aguçados e que podem mudar bastante de comportamento, especialmente causados por estímulos sexuais. Como as fêmeas, quando entram no cio, se tornam um motivo de preocupação dentro de casa.

Se ela não foge, outro aparece

A fêmea não irá sossegar até encontrar um parceiro, o que não será muito difícil, já que um macho será atraído pelo cheiro transmitido pelos feromônios. A cada gestação, uma gata pode ter de 2 até 12 filhotes, e o ciclo dura cerca de 60 dias – ela já pode engravidar pouco depois de amamentar os filhotes.

Uma questão de consciência

A castração, além de ajudar na saúde dos animais evita uma grande proliferação de filhotes por gravidez indesejada, que é a grande causa por trás dos abandonos.

Não há com o que se preocupar

Especialmente no caso das fêmeas muitos tutores acabam ficando com medo de realizar o procedimento, mas é uma cirurgia que represente praticamente nenhum risco para a vida dos animais. Os gastos também podem ser uma justificativa, mas já existem várias formas de conseguir com custos reduzidos ou até mesmo gratuito.

Como funciona a castração em gatos

Geralmente o procedimento é realizado após os seis meses de vida do pet, mas pode ser feito após o terceiro. É uma operação de retirada dos órgãos reprodutivos, por isso o animal recebe anestesia geral e fica conectado a aparelhos responsáveis pelo monitoramento dos sinais vitais e pela prevenção de complicações.

É rápido e sem internação

O corte feito na barriga dos gatos é mínimo e a operação dura cerca de 10 minutos. Se tudo correr bem, o pet é liberado para voltar para casa no mesmo dia. Para garantir a segurança do animal, o tutor deve procurar um profissional de confiança, é importante, se possível, buscar referências com outros tutores.

Pixabay

As vantagens da castração

A operação melhora a qualidade e a expectativa de vida dos animais. Nas fêmeas o estresse causado pelo cio e a probabilidade de doenças no sistema reprodutor são eliminados. Nos machos a agressividade diminui, assim como a necessidade de demarcação de espaço.

Cuidados pós-castração

Alguns cuidados específicos devem ser tomados pelo tutor nos primeiros 10 dias, período em que o pet deve ficar com os pontos na barriga. Durante esse tempo o "ferimento" precisa ser tratado e higienizado diariamente.

Como é feito?

No primeiro dia o excesso de sangue é retirado com água oxigenada ou soro fisiológico. Depois a manutenção é feita com o medicamento indicado pelo veterinário, um muito comum é o Antisséptico Povidine. A limpeza é feita com gases, seguindo sempre a orientação do profissional.

Não deixe que o gato lamba os pontos

Além de cuidar do corte após a castração é importante garantir que o animal não mexa nos pontos. Aparar as unhas do gato pode ser importante, mas é indispensável que ele use, durante toda a recuperação, o famoso “cone da vergonha”, ou um macacão especial. O que for melhor para o pet.

PublicDomainPictures/Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe as novidades e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!