8 dicas para viajar com o seu cachorro

Viajar é uma excelente forma de se conhecer melhor e estreitar laços, e tudo fica ainda mais incrível quando é feito na companhia do animal de estimação. Sair para desbravar o mundo com o cachorro poder ser uma experiência inesquecível, mas requer alguns cuidados.

Para não passar perrengue

Entre os principais cuidados está checar se os locais onde pretende frequentar, como hotéis, bares e restaurantes, são pet friendly. Com as dicas da médica veterinária Tais Motta Fernandes, veja como aproveitar ao máximo a companhia do seu pet.

Uma questão de hábito

Acostume o pet com o carro antes de pegar a estrada. Faça pequenos trajetos por algumas semanas para que ele possa se familiarizar com o ambiente.

Cansar para relaxar

No dia da viagem faça um longo passeio com o animal, isso ajudará a gastar a energia e deixará o pet mais tranquilo durante o percurso.

Pauline Loroy/Unsplash

Nada de encher a barriga antes de sair

Ofereça uma alimentação leve para o pet cerca de 2 horas antes da viagem para evitar enjoo. O uso de antieméticos pode auxiliar os cães, visto que alguns animais não se sentem bem dentro do carro e ficam enjoados com mais facilidade.

A segurança no veículo é indispensável

Os animais devem ser transportados usando um dispositivo de segurança, como caixa de transporte, cadeirinha ou cinto de segurança próprio para cães. A escolha do item deve levar em consideração o porte do animal. Nunca leve o pet solto no carro!

Unsplash/Jonathan Cooper

Levar os itens necessários

Prepare a mala com os acessórios do cão, como potes, caminha, sticks e alimentação. Lembre-se também de levar itens para que ele se sinta confortável, como brinquedos. Na caixa de transporte, por exemplo, o tutor pode colocar o cobertor do animal para reforçar a sensação de segurança.

Não esqueça das vacinas

Não esqueça de levar a carteira de vacinação do pet. É importante que ele esteja com a imunização e vermifugação em dia antes de ir viajar. Nota: lembre-se de levar também o seu comprovante de vacina contra a Covid-19.

Pausas para o banheiro

Faça pausas no percurso para que o animal possa descansar, caminhar um pouco e fazer suas necessidades fisiológicas. Aproveite esse momento para oferecer água e manter o cão hidratado

shutterstock

Faça uma lista para emergências

Tenha um checklist emergencial, pois imprevistos podem acontecer. O tutor deve verificar com antecedência quais os veterinários mais próximos em caso de urgência.

James Frewin/Unsplash

As vantagens de se ter um plano de saúde

Com o iG Pet Saúde você pode contar com assistência 24 horas para consultas de emergência em clínicas parceiras ou de sua preferência. Seu pet tem o que ele precisar em qualquer lugar do Brasil! Tudo por apenas R$ 24,90 nos três primeiros meses.

Ana do Amaral/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e relembre curiosidades sobre o mundo dos animais de estimação diretamente no seu celular!

Divulgação/Avert Saúde Animal