Os efeitos colaterais da vacina para cães

As vacinas são essenciais para a longevidade dos animais de estimação, ajudando a evitar inúmeras doenças como a raiva, cinomose e hepatite. Assim como as vacinas que tomamos, as dos pets podem apresentar efeitos colaterais.

Sem preocupações

Esses efeitos já são conhecidos e podem se manifestar em até três dias após a aplicação. Esses efeitos, porém, não são nada em comparação aos benefícios trazidos pela vacinação. Conheça!

reprodução shutterstock

Sonolência

Após a aplicação, é comum que os animais fiquem mais quietos, sossegados e sintam maior cansaço. Inclusive, pode ser que durmam durante todo trajeto de volta para casa. Esse estado de sonolência pode durar alguns dias dependendo do cachorro.

Distanciamento do tutor

O comportamento também costuma ser afetado, levando o pet a se afastar de todo mundo durante alguns dias. Ele ficará distante, como se estivesse irritado ou incomodado com algo. É uma reação passageira. Além da mudança de humor, agressividade também é algo esperado.

Inflamação e edema

Não é incomum aparecer uma bolinha inflamada, como se fosse um caroço, bem no local em que foi aplicado a vacina. Isso acontece porque o líquido ainda não se espalhou pelo corpo, ficando alojado num único local. Mas não é preciso se preocupar. Essa reação tão comum não é maléfica, apenas algo que interfere na estética e demora alguns dias para desaparecer.

Sensibilidade no local

Nesse caso, os cães ficam incomodados com a dor sentida na região da aplicação e não querem ser tocados. Dormir ou os carinhos do tutor podem causar dores durante as primeiras horas, por isso ele se afasta. Basta esperar, a sensibilidade irá passar depois de um tempo.

Transtornos gastrointestinais

Dor de estômago, diarreia e vômitos são menos frequentes. Quando isso acontece, é comum que o cão não queira comer e só fique deitado de lado. Verifique se ele apresenta alguma distensão abdominal (inchaço do abdômen), só por precaução. Geralmente reações assim não duram mais de três dias, mas o tutor deve ficar atento se aparecerem.

Problemas respiratórios

Dentre os problemas respiratórios mais comuns estão a tosse, os espirros e a secreção nasal. Como consequência, o canino pode ter febre ou ter gripe, levando-o a dormir por muitas horas seguidas. Espera-se que em alguns dias esses sintomas passem, caso contrário leve-o ao veterinário.

Choque anafilático

Esse efeito é bem raro, mas é o mais grave. Geralmente um choque anafilático acontece poucos minutos ou horas após a aplicação, fazendo o focinho e a garganta incharem e dificulta o funcionamento das vias respiratórias. Além disso, o pulso enfraquece, a pele fica vermelha, aparecem vômitos, diarreia, entre outros.

Atenção

Mesmo sendo um efeito colateral raro, é preciso ficar atento e ter muito cuidado. Ao menor sintoma, o tutor deve procurar um médico veterinário imediatamente.

O que fazer quando a vacina causa reação?

Caso o pet sinta os efeitos colaterais, é importante ter calma e jamais dar qualquer medicamento por conta própria. Retorne ao veterinário que o vacinou e explique todas as reações. Ele irá receitar o medicamento de acordo com os sintomas.

Efeitos incomuns

Caso o animal sofra com algum efeito incomum e exagerado, é preciso procurar ajuda médica com urgência. Não é comum apresentar efeitos intensos e esses sinais podem não estar relacionados à injeção. Exames podem ajudar a identificar as causas dos sintomas.

Não deixe de vacinar

Por mais que alguns efeitos colaterais possam incomodar o pet por alguns dias, não vaciná-lo pode trazer consequências muito mais graves. Cães e gatos devem ser vacinados por toda a vida.

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação