Doença do carrapato: sintomas e cuidados

Muitos dos grandes problemas de saúde de cães e gatos começam por fatores que são quase imperceptíveis, como insetos e parasitas. Como o carrapato, que é responsável por uma doença que pode levar o animal à morte.

Entenda a doença

Conhecida como Doença do Carrapato, na verdade, pode ser causada por dois tipos de bactérias. Ambas tendo o mesmo impacto na saúde do pet, atacando as células de defesa e causando problema nos órgãos, como rins, pulmões e fígado. É preciso estar atento aos possíveis sintomas.

As fases da Doença do Carrapato

O médico veterinário Daniel Cooper alerta que a doença é dividida em duas fases: aguda e crônica. A melhor forma de evitar esta doença é minimizar o contato do cachorro com carrapatos.

Divulgação/My Pet

Os principais sintomas

Na fase aguda o animal pode apresentar sinais como hematomas, sangramento pelo nariz, urina ou fezes, apatia e perda de peso podem indicar que algo não está certo com a saúde do animal. Os sinais crônicos mais comuns são febres, anorexia e convulsões.

Tucker Good/Unsplash

A higiene é sempre essencial

O veterinário explica que é importante que se mantenha a área externa sempre limpa e monitorar os pelos dos pets, principalmente após os passeios e viagens para locais mais quentes e com gramados.

O que fazer?

Uma vez que qualquer sintoma for detectado, o tutor deve procurar por um veterinário de confiança imediatamente. O profissional capacitado realizará exames de sangue e todos os procedimentos necessários para identificar o problema.

Ryan Christodoulou/Unsplash

O tratamento para a Doença do Carrapato

Esse tratamento costuma durar de 15 a 30 dias, com uso de antibióticos. Quanto mais cedo for diagnosticada, maiores as chances do cão ou gato se curar e voltar à rotina normal.

shutterstock

A saúde do pet é também a sua

“Estar atento às condições de higiene onde o seu pet fica pode ser um ato de amor e cuidado não apenas para ele, mas também para você e todos ao seu redor”, destaca Daniel.

Antipulgas e carrapatos

Fazer uso de produtos antipulgas e carrapatos também pode ser uma ótima opção, existem diferentes tipos que se adequam melhor ao estilo de vida do animal. Conheça!

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação