Saiba tudo sobre cistite canina

A cistite canina é uma inflamação da bexiga que pode ter diversas causas e pode acometer cães machos, fêmeas de todas a idades, sendo mais comum em idosos

As causas mais comuns

O cão pode ser acometido pela cistite por meio de contaminação bacteriana, que pode acontecer pelo contato com o chão enquanto o pet urina, pela migração de bactérias intestinais para a uretra pelo contato com as fezes. O cuidado deve ser ainda maior com as fêmeas, que também correm risco no período de cio.

Will H. McMahan/Unsplash

Origem medicamentosa e outras doenças

Além das bactérias, outros fatores também podem levar à cistite, como pedras na bexiga, diabetes, tumores e medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico do pet, como a cortisona e a quimioterapia.

Andrew Spencer/Unsplash

Sintomas de cistite em cães

Os sintomas mais frequentes são o sangue na urina, o aumento da frequência de micção, incontinência urinária e dor ao urinar. Por isso, caso o pet esteja urinando onde não deve, leve ao veterinário antes de concluir que se trata de “malcriação”.

Erika Fletcher/Unsplash

Outros sintomas

Em alguns casos os cães também podem apresentar febre, fraqueza, perda de apetite e até começar a chorar e resmungar com maior frequência, devido ao incomodo que está sentindo.

Jordan Whitt/Unsplash

Como identificar que o cão está com febre

Sinais de que o cão está com febre são o nariz quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, nervosismo e apatia. O animal também pode apresentar tremores em casos de febres altas. Além da falta de apetite.

dwderidder/Pixabay

Cuidado com as fêmeas

As cadelas precisam de cuidado redobrado com a higiene, sempre limpando as partes intimas da fêmea após urinar ou defecar. Além de realizar frequentemente a tosa higiênica em um pet shop de confiança.

T R Photography/Unsplash

Diagnóstico da cistite canina

Caso note sinais de problema, o tutor deve levar o pet imediatamente ao veterinário. O profissional realizará o exame clínico e testes para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Daniel Lincoln/Unsplash

Sintomas de infecção urinária

Os principais sintomas de infecção urinária em cães são a vontade excessiva de urinar, com volumes baixos ou altos demais, o aumento de sede por a bexiga não estar mais retendo líquidos, dores ao urinar, presença de sangue na urina e odor diferente do comum.

Ruby Schmank/Unsplash

O tratamento

O tratamento da cistite costuma ser feito com antibióticos indicados pelo veterinário, mudança nos hábitos, beber a quantidade de água necessária durante o dia e uma alimentação adequada.

Herbert Goetsch/Unsplash

Em caso de outras doenças

Caso a cistite do cão tenha sido causada por outras doenças, como tumores e cálculos renais, o tratamento da cistite será integrado ao da outra condição. Algumas vezes, a melhor opção será a cirurgia.

reprodução shutterstock

Cuidados durante o tratamento

Manter sempre todos os pertences do pet, assim como o local onde ele vive, sempre muito bem higienizados. Além de garantir que o pet tenha um local calmo e aconchegante, com os brinquedos favoritos dele.

Jamie Street/Unsplash

Veja tudo o que é preciso saber sobre a cistite canina

Sébastien Lavalaye/Unsplash

Os gatos também podem sofrer desse problema!

Kevin Turcios/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação