Ciúme entre cães e gatos

O ciúme não existe apenas na relação entre pessoas, os animais também não gostam quando outro pet chega e rouba toda a atenção. Não é algo difícil de acontecer, principalmente entre cães e gatos. E nada tem a ver com o mito de que são inimigos naturais.

Um tutor para dois

Cães e gatos podem ser melhores amigos e conviverem juntos, sendo parceiros de bagunça e brincadeiras pela casa. A questão surge no início, quando um novo pet chega na casa e o animal que já estava se sente ameaçado pela presença do novo integrante, levando ao ciúme.

Adotando um novo pet

Se você tem um cão ou um gato e espera a chegada de um animal de espécie diferente, saiba que é preciso tomar algumas precauções. É importante ajudar a desenvolverem uma boa convivência para que sua casa não vire um campo de guerra.

Adotando cão e gato ao mesmo tempo

Se ainda não tem um pet e existe a intenção de adotar um cão e um gato, não precisa se preocupar. Principalmente se ambos forem adotados ainda filhotes, eles vão crescer e aprender juntos, tendo uma relação de irmãos. Sem motivos para ciúmes!

A desvantagem

A “desvantagem” de ter dois filhotes debaixo do mesmo teto é a bagunça que farão na casa. Filhotes têm muita energia e disposição, então você terá que lidar com dois furacões diariamente. É importante educá-los corretamente.

Kevin Turcios/Unsplash

A importância da socialização

Quando já há um pet na casa e a intenção é agregar um novo amigo, o indicado é agir de maneira diferente. Socializar o animal que já está na casa, para que se acostume a conviver com outros animais e pessoas. Se fizer desde filhote, melhor. Mas também é possível com um pet adulto!

Danae Callister/Unsplah

Cão adulto com gato filhote

Apresentar um filhote ao cão adulto requer planejamento e cuidados, pois cães são territorialistas e naturalmente apegados. O ideal é apresentar o gatinho e garantir que o cão continue recebendo a mesma atenção de sempre.

Reconhecimento

Quando o novo pet chegar, deixe que se cheirem e se conheçam, estando sempre presente durante as interações. Faça o cão associar o filhote a coisas boas, como petiscos, brinquedos e carinho. Assim ele não vera o novo integrante como uma ameaça. Fique sempre atento durante os primeiros dias, por precaução.

Gato adulto e cão filhote

O gato pode não ser muito receptivo e é provável que não goste da chegada de um cão filhote, pois são muito enérgicos e brincalhões. O bichano precisará ter paciência para aguentar o novo amigo.

Reconhecimento

Segure o filhote e deixe que o gato sinta o cheiro e se familiarize, para se sentir mais seguro. Nunca force o gato a nada que ele não queira, deixe que aconteça no tempo dele. Associe o filhote a coisas boas, como carinhos e petiscos, ele entenderá que não existe ameaça. Supervisione a interação nos primeiros dias.

Cão e gato já adultos

Apresentar dois animais adultos é mais complicado, mas basta ter paciência. Controle o animal mais velho para que não assuste o recém-chegado e faça a associação para coisas boas, oferecendo petiscos, carinho e brinquedos.

Reconhecimento

A relação será construída aos poucos, conforme ganham a confiança um do outro e respeitam os espaços individuais. Sempre supervisione as interações nos primeiros dias, evitando possíveis conflitos. Com paciência, pode nascer uma grande amizade.

Mantendo a boa convivência

Evite disputas por comida, compre comedouros e bebedouros separados para cada pet e deixe em locais diferentes da casa. Oferecendo carinho e atenção para os dois na mesma quantidade.

Vá com calma

Caso precise intervir, não grite ou repreenda nenhum dos dois, apenas os afaste. Caso não sinta segurança deixe os pets em ambientes separados quando não estiver em casa. Não deixe o cão ter acesso a caixa de areia, para o gato não ter o espaço invadido.

Aproveite os pets

Com esses passos simples, cachorros e gatos não terão motivos para sentir ciúmes uns dos outros e começarem a brigar. E os tutores poderão aproveitar melhor os pets sem nenhum conflito!