O que não se deve fazer em um parque para cães

Não recolher a sujeira

Esse é o básico de uma boa educação, recolher o que o cachorro fizer. É muito desagradável entrar em um parque que tem cocô por todos os lados, é ruim também para os cachorros. Existem muitas doenças e parasitas que podem ser transmitidos pelos dejetos, além da sujeira em si. Leve sempre sacos plásticos para recolher a sujeira.

Hannah Lim/Unsplash

Não exercitar o cão antes de ir ao parque

Embora possa parecer que um parque para cães é o local certo para o pet gastar energia, não é assim que funciona. Um cão que fica o dia inteiro trancado, acumulando energia, pode se “soltar demais” ao chegar em um ambiente repleto de outros cães, o que ocasiona uma briga, por mais bem intencionado que o seu pet seja, os outros cães podem não gostar.

Liubov Ilchuk/Unsplash

Levar cães pouco educado ao se apresentar

Para nós é estranho quando alguém que mal conhecemos soa “espaçosa” demais. O mesmo vale para os cães! Não se deve deixar que o cão corra em direção de outro que está entrando no local, ou tentar subir em outro pet que não conhece, até mesmo cheirá-lo excessivamente. O outro cão pode não estar confortável com isso e as chances de briga são grandes.

David Taffet/Unsplash

Deixar a guia presa no cão enquanto ele brinca

Embora pareça óbvio deixar a coleira no cão o tempo todo, já que ajuda a identificar e é onde você prende a guia para conduzir o pet, deixar a coleira, de qualquer tipo, enquanto ele brinca pode causar sérios acidentes. Outros cães podem acabar se prendendo e quebrando algum dente ou até mesmo a mandíbula.

Richard Burlton/Unsplash

Deixar a coleira em uma área sem coleira

Deixar o cão preso na guia pode parecer mais seguro, especialmente quando ainda não se sabe como ele irá se comportar. Mas é uma má ideia! As guias podem causar acidentes, como tropeções, ou mesmo deixar o animal inseguro e ansioso, sentindo que não terá como correr caso precise. Guias retráteis são ainda piores, podendo causar acidentes com outros cães.

Bryan Hanson/Unsplash

Levar uma fêmea no cio ou grávida

Por razões bem óbvias, jamais se deve levar uma cadela no cio para um ambiente cheio de cachorros. E uma prenha pode acabar se machucando em eventuais brincadeiras, é melhor evitar.

Pauline Loroy/Unsplash

Levar um filhote não vacinado

Um cãozinho não deve sequer sair para passear na rua antes de estar com todas as vacinas em dia. Muito menos ir a um local com muitos outros animais e uma enorme variedade de possíveis doenças e parasitas. Simplesmente não vale a pena arriscar!

Jeakumaran Mayooresan/Unsplash

Cães pequenos e grandes no mesmo ambiente

Nem todos os parques oferecem áreas separadas para cães de pequeno e grande porte, por isso é preciso ter cuidado. É natural que um cão como um Rottweiler olhe para um Yorkshire como uma presa. Um cão pequeno latindo e correndo em pânico pode atrair atenção do maior e as consequências poderão ser bem sérias, e não adianta culpar o cão por ser violento, a responsabilidade é total dos tutores!

MChe Lee/Unsplash

Pegar e carregar um cachorro pequeno

É compreensível e até instintivo que um tutor queira pegar o pet no colo para protege-lo, mas isso pode desencadear situações piores. Um cão que vê algo subindo rapidamente pode entender que o animal está fugindo e querer persegui-lo. Em um parque todos os cães estão animados e essa não é uma boa ideia, além de que o próprio tutor pode ser derrubado e mordido.

Will H. McMahan/Unsplash

Levar um cão que não atende o chamado

Um cão estar ligado ao tutor e atende aos chamados em qualquer situação é importante, não apenas para a segurança dele, como dos outros cães. Caso o tutor note que algo possa dar errado, basta chamar o pet que ele voltará até ele. Caso o seu pet seja do tipo que ignora quando é chamado, talvez um parque não seja uma boa ideia para ele.

Camilo Fierro/Unsplash

Permitir que os cães intimidem outros cães

Por mais que possa ser fofo ver dois cães interagindo e brincando, nem sempre os cães estão confortáveis para uma brincadeira de ‘luta livre’ ou pega-pega. Caso note que o seu pet está querendo subir em outro que não está bem com isso, chame-o de volta e deixe o animal em paz. Caso contrário, pode acabar em briga de cães ou até mesmo o tutor do outro animal discutindo com você.

Kristian Tabori/Unsplash

Deixar que os cães ‘se resolvam’

Muitas pessoas que vão aos parques de cães podem pensar que os cachorros são capazes de se resolver sozinhos e que vão se entender com a convivência. Errado! Além dos problemas já citados, que podem acabar em briga, é de responsabilidade dos tutores garantir que os cães se comportem devidamente em ambientes como esse. Caso o pet não seja capaz disso, é melhor treiná-lo antes. Não vale a pena correr o risco!

Mathew Smith/Unsplash

Levar cães com ciumentos ou ‘egoístas’

Cães que não gostam de dividir o brinquedo ou que gostam de roubar brinquedos para esconder não vão se divertir em um parque. O mesmo vale para petiscos, alguns cães demoram mais algum tempo para comer e outros podem querer roubar o alimento – em alguns casos até enquanto ainda estão dentro do seu bolso.

Reprodução/Pixabay

Bater papo com outros tutores

Enquanto estiver em um parque para cães a prioridade deve ser o seu cão, nada de conversar com os outros humanos por perto. Enquanto o tutor se distrai com a conversa, perde a atenção no cachorro e é nessa hora que o pior pode acontecer.

Jay Wennington/Unsplash

Ficar olhando para o celular

Se conversar com pessoas presentes já não é indicado, ficar olhando para um smartphone muito menos. Aproveite os momentos com o pet para observar o pet. Não deixe que outras pessoas tenham que tomar conta do que o seu cão está fazendo. Não mande mensagens ou poste fotos do cão fofo nas redes sociais, tudo isso pode esperar.

Carola Kpunkt/Pixabay