Como dar remédio para o seu cão

A preocupação do tutor que está com um pet doente é grande, mas na hora de medicá-lo se torna maior ainda. Muitas vezes é muito difícil dar remédio para o cachorro. Mesmo disfarçando em algum petisco, eles acabam encontrando e não consomem.

Importante para o tratamento

O medicamento receitado pelo veterinário é extremamente importante para a recuperação do animal e precisa ser dado de forma correta ou não haverá sucesso no tratamento.

shutterstock

Como dar comprimido

A maneira mais fácil é escondê-lo em um alimento como linguiça, carne e comidas enlatadas para cães. Antes de decidir no que esconder, busque saber o que não pode ser oferecido aos cães.

shutterstock

Persista

Nem sempre isso dá certo, alguns cães comem apenas a parte boa e dispensam o medicamento. Como eles fazem isso, não sabemos.

Reprodução Pinterest

Não foi de primeira

Caso o plano falhe, o tutor deve induzir o cão a tomar o remédio. Demonstre confiança e alegria para o pet, caso contrário ele ficará desconfiado e tornará tudo mais difícil.

Shuttersock

Segure com firmeza, mas sem apertar demais

Com uma mão, segure o comprimido, com a outra o focinho, puxando-o para cima sem fazer muita força. Aperte e puxe a cabeça do cão para trás, a boca se abrirá o suficiente para introduzir o remédio. Feche o focinho e abaixe a cabeça dele.

Reprodução/ Instagram %40charliebrowngoldenretriever

Sucesso

Segure por algum tempo até ter certeza que ele engoliu. Mexer um pouco no nariz dele pode acelerar o processo. Conte sempre com alguém para ajudar.

Reprodução/ Pinterest

Como dar remédio líquido

É considerada a forma mais fácil de medicar um cão em casa. Feito por meio de uma seringa dosadora, o passo inicial é o mesmo feito com o comprimido: segure o focinho e puxe para cima.

Shuttersock

Cuidado para não desperdiçar

Mas, no caso do líquido, a abertura da boca deve ser mínima para que o medicamento não escorra. Vá apertando a seringa lenta e pausadamente para não dar oportunidade de o animal cuspir.

shutterstock

A dose precisa ser completa

Caso ele se movimente muito ou fuja, repita o procedimento até que toda a dosagem seja ingerida. Está errado pensar que está bom se ele já engoliu uma parte.

reprodução shutterstock

Recompense o cão

Após o processo completo, seja o de comprimido ou o de líquido, ofereça um petisco e brinque um pouco com o cão. Ele fará uma associação positiva do momento e a dificuldade irá diminuir aos poucos.