Importante para o tratamento
O medicamento receitado pelo veterinário é extremamente importante para a recuperação do animal e precisa ser dado de forma correta ou não haverá sucesso no tratamento.
A preocupação do tutor que está com um pet doente é grande, mas na hora de medicá-lo se torna maior ainda. Muitas vezes é muito difícil dar remédio para o cachorro. Mesmo disfarçando em algum petisco, eles acabam encontrando e não consomem.
O medicamento receitado pelo veterinário é extremamente importante para a recuperação do animal e precisa ser dado de forma correta ou não haverá sucesso no tratamento.
A maneira mais fácil é escondê-lo em um alimento como linguiça, carne e comidas enlatadas para cães. Antes de decidir no que esconder, busque saber o que não pode ser oferecido aos cães.
Nem sempre isso dá certo, alguns cães comem apenas a parte boa e dispensam o medicamento. Como eles fazem isso, não sabemos.
Caso o plano falhe, o tutor deve induzir o cão a tomar o remédio. Demonstre confiança e alegria para o pet, caso contrário ele ficará desconfiado e tornará tudo mais difícil.
Com uma mão, segure o comprimido, com a outra o focinho, puxando-o para cima sem fazer muita força. Aperte e puxe a cabeça do cão para trás, a boca se abrirá o suficiente para introduzir o remédio. Feche o focinho e abaixe a cabeça dele.
Segure por algum tempo até ter certeza que ele engoliu. Mexer um pouco no nariz dele pode acelerar o processo. Conte sempre com alguém para ajudar.
É considerada a forma mais fácil de medicar um cão em casa. Feito por meio de uma seringa dosadora, o passo inicial é o mesmo feito com o comprimido: segure o focinho e puxe para cima.
Mas, no caso do líquido, a abertura da boca deve ser mínima para que o medicamento não escorra. Vá apertando a seringa lenta e pausadamente para não dar oportunidade de o animal cuspir.
Caso ele se movimente muito ou fuja, repita o procedimento até que toda a dosagem seja ingerida. Está errado pensar que está bom se ele já engoliu uma parte.
Após o processo completo, seja o de comprimido ou o de líquido, ofereça um petisco e brinque um pouco com o cão. Ele fará uma associação positiva do momento e a dificuldade irá diminuir aos poucos.