Cães com medo da chuva: como protegê-los

Brincadeiras, distrações e música. Especialista explica sobre a importância de cuidar dos pets durante esses momentos

Dias chuvosos requerem alguns cuidados com nossos bichinhos de estimação . O barulho das chuvas e dos trovões pode ser incômodo para os cães, que possuem uma audição muito mais sensível que a nossa.

De acordo com Leonardo Ogata, adestrador da Tudo de Cão, na natureza qualquer barulho alto pode gerar medo e comportamentos associados nos cães. Ele explica que os donos devem ficar atentos e faz recomendações sobre o que fazer nesses dias chuvosos. 

Foto: reprodução shutterstock
Entenda os motivos de seu cachorro temer os dias de chuva

"Qualquer barulho alto, como um trovão, desperta uma resposta de fuga", explica. O medo causado pela chuva é coisa séria. Se os pets não receberem os devidos cuidados podem ter consequências como traumas e estresse. Para conseguir ajudá-lo da melhor forma possível é preciso observar como agem durante esse momento. 

De acordo com o especialista. um dos comportamentos que mais pode ser observado é o de "fuga". "Ele busca se esconder em algum lugar pequeno e apertado (debaixo da cama, atrás do sofá)". Outro comportamento comum é buscar colo e querer permanecer próximo da pessoa que traz conforto e segurança.

Além disso, podemos visualizar também reações fisiológicas no animal, como arfar, babar, ficar ofegante, coração acelerado, nariz quente, pupilas dilatadas e
salivação excessiva. 

Como evitar e ajudar o cãozinho?

Para ajudar o cão assustado durante esses momentos, Leonardo aconselha promover brincadeiras, criar distrações e até colocar músicas relaxantes.

"Nesse momento, o ideal é abafar o ruído fechando as janelas, colocar uma música calma e relaxante e realizar atividades que o cão relaxe. Por exemplo, a utilização de massagens ou atividades de enriquecimento ambiental", afirma o adestrador. 

Leonardo ainda atenta para alguns tutores que podem acabar se irritando com choros e coisas do tipo dos cães. Mas é de extrema importância que a situação seja entendida e que em hipótese alguma os animais levem broncas ou gritos daqueles que mais amam.