Como manter uma boa convivência entre gatos e passarinhos?

É possível criar um ambiente saudável de convivência entre esses dois animais de estimação

Toda vez que juntamos dois animais domésticos de espécies diferentes dentro da mesma casa, surgem muitas dúvidas sobre a convivência desses dois pets. Se você quiser ter  gatos e passarinhos  morando juntos, a junção pode ser complicada, pois existe uma relação natural de predador e presa entre essas duas espécies de animais, mas mesmo assim não é impossível que os dois tenham uma boa convivência.

+Você já ouviu falar em protetor solar para gatos?

Como manter uma boa convivência entre gatos e passarinhos?
Foto: Reprodução
Como manter uma boa convivência entre gatos e passarinhos?


Quando formos unir essas duas espécies de animais no mesmo ambiente, a personalidade dos pets vai fazer toda a diferença para que a convivência seja boa ou não. Acostumá-los um com o outro desde que são filhotes é a melhor saída para o problema, pois nessa fase da vida os animais ainda não têm a personalidade desenvolvida e os instintos, apesar de existentes, são mais baixos do que na fase adulta. Se o gatinho for acostumado com o pássaro desde filhote será mais fácil de fazer ele entender que o outro animal é um companheiro, e não uma presa para ele caçar.

É indicado que se mantenha o pássaro fora da gaiola por algum tempo, para que o gato passe umas horas com ele e tenha a experiência de cheirá-lo, lambê-lo e brincar com ele, o que vai fazer com que ele se acostume com a presença do passarinho. Se ele ficar na gaiola sempre é capaz que o gato fique curioso e tente pular na gaiola para ver o que está lá dentro, o que pode ser bastante danoso para os dois animais.

+Será que é uma boa ideia dar frutas para gatos comerem?


E depois da adaptação eu posso deixar os dois juntos sem problemas?

É melhor manter a gaiola do pássaro em algum lugar que o gato não tenha acesso, principalmente quando o dono estiver fora de casa. Toda a interação entre os dois animais deve acontecer com a supervisão de alguém, mesmo que o passarinho se encontre dentro de sua gaiola. Mantenha sempre o gato relaxado nesses encontros, pois assim ele não vai atacar o pássaro por se sentir ameaçado de estar dividindo a atenção de seu dono com o outro animal.