"Meu gato vomitou uma 'bola de pelo'": quando devo me preocupar?

Os tricobezoares aparecem depois que os gatos ingerem seus próprios pelos na autolimpeza e vomitá-los deve ser motivo de atenção

House Cat
Foto: Reprodução/ Pinterest
House Cat


"Meu gato está vomitando 'bolas de pelos'. Isso é normal?" Essa é uma das perguntas que escuto bastante no consultório. A resposta é: depende da frequência! É aceitável que os gatos vomitem as “bolas de pelos” algumas vezes durante o ano, mas se o seu bichano faz isso toda semana, você deve levá-lo ao veterinário para entender por que ele está vomitando tanto.

As “bolas de pelo” – chamadas tecnicamente de tricobezoares – são formadas quando o gato pratica a autolimpeza. Ao se lamber, o bichinho engole uma quantidade considerável de pelos mortos. Tais pelos não são digeridos e geralmente são eliminados nas fezes, sem maiores consequências para o gato.


Em algumas situações, porém, os pelos ingeridos se agrupam no trato digestivo do gato, formando as “bolas de pelo”. Apesar de terem este nome, quando o gatinho vomita, o que observamos são pelos agrupados em forma cilíndrica – daí porque algumas pessoas as chamam de “charutinhos de pelos”. Quem já viu um exemplar desses nunca se esquece – são inconfundíveis!

Ainda não há consenso na medicina veterinária sobre qual seria a frequência normal de vômitos provocados por tricobezoares, mas tal questão tem sido cada vez mais discutida. Atualmente, alguns veterinários defendem que é normal para um gato vomitar no máximo duas “bolas de pelo” por ano. O que eu pratico no meu consultório é: se o seu gatinho tem pelos curtos, é esperado que ele vomite uma “bola de pelo” a cada seis meses; se ele tem pelos longos, ele pode apresentar um vômito de tricobezoar a cada dois meses. 

Se o seu gato estiver apresentando vômitos frequentes de “bolas de pelo, pode ser que ele esteja ingerindo pelos em excesso ou que seu organismo esteja com dificuldade de eliminar os pelos nas fezes. Além disso, se o seu felino tenta vomitar, mas não expele conteúdo algum, ou se o conteúdo expelido é líquido, o problema deve ser outro que não os tricobezoares.

Em todas essas situações, você deve levar o seu gato para uma avaliação veterinária, para descobrir o que está acontecendo. Lembrem-se: nem todos os vômitos são causados por “bolas de pelos”! 

Sobre Yumi Hirai

Foto: Divulgação
Yumi Hirai, médica veterinária e colunista do Portal iG


Yumi Hirai é médica veterinária formada pela USP e dedicada ao atendimento de felinos na Clínica Vetmasters, em São Paulo. É mãe de dois gatinhos fofos, Grafite e Pitoco. Escreve quinzenalmente sobre as dúvidas que deixam os donos de gatos de cabelo em pé.