Especialista lista os alimentos proibidos para cães nas festas de final de ano

O adestrador André Almeida convidou o zootecnista e também adestrador Claudio Fudimoto para citar alguns cuidados com os cachorros durante as festas de final de ano e evitar a intoxicação alimentar; assista ao vídeo

A época de festas de final de ano chegou e está na hora de nos despedirmos de 2018. Com isso, vêm as confraternizações e as ceias de Natal e Ano Novo.  As casas ficam cheias de visitas e as mesas de guloseimas deliciosas, mas e o cachorros? Eles costumam ficar rodeando as pessoas na tentativa de ganhar um pouco de comida, mas é preciso tomar muito cuidado com isso porque existem diversos alimentos proibidos para cães que podem causar uma séria intoxicação alimentar. 

Foto: shutterstock
Alguns alimentos proibidos para cães estão presentes nas ceias de fim de ano; tome cuidado

Por isso, André Almeida, do Adestramento Comportamental, convidou Claudio Fudimoto, zootecnista e também adestrador, para listar alguns dos alimentos proibidos para cães e ensinar como evitar que o cachorro os coma sem ser visto. Assita ao vídeo. 

Leia também: Aprenda a fazer uma ceia natalina especial para o animal de estimação

Os alimentos presentes nas ceias de Natal e de Ano Novo, mas que oferecem grande perigo aos cachorros citados no vídeo por Claudio Fudimoto são: 

  • Chocolate: É tóxico para o cachorro devido a presença da toxina Teobromina que se ingerida na proporção de 90 a 160 mg por peso vivo pode levar o animal a óbito. Nas comemorações de final de ano alguns alimentos que possuem chocolate são o chocotone e o pavê que não devem ser oferecidos aos animais de jeito nenhum. 
  • Abacate: A fruta possui persina que pode causar um desanrranjo intestinal e até desidratação do animal. Nas ceias, alguns alimentos que podem ter como ingrediente o abacate são mousse de abacate com cacau, guacamole e salada de bacalhau. 
  • Uva: Mesmo que ingerida em pequenas quantidades, a uva, inclusive a uva passa, traz um grande risco de problemas renais. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a comida que vai oferecer para o animal nessa época do ano em que a uva passa marca presença até no arroz e na farofa. 
  • Alho cru e cebola: Muito utilizados como temperos, o alho cru e a cebola podem causar lesões no sistema gastrointestinal do cachorro. Assim, qualquer alimento temperado com algum desses ingredientes deve ficar longe do animal de estimação. 
  • Bebidas alcoólicas: Cerveja, destilados e qualquer outra bebida alcoólica que cair no chão deve ser limpada rapidamente. Se o cachorro lamber o chão e ingerir o líquido pode ficar desorientado, ter arritmia e até falecer. 

Outra possibilidade de o cachorro ter contato com esses alimentos proibidos é "roubar" quando ninguém estiver prestando atenção. Claudio Fudiomoto explica que para evitar essas situações é preciso ensinar ao cão a comer apenas com a autorização do dono e em seu próprio comedouro. 

Leia também: Creche de animais na Inglaterra recria clássica cena do presépio com cães

Seguindo as dicas e evitando que alimentos proibidos para cães sejam ingeridos pelo seu animal, as comemorações de final de ano serão tranquilas e alegres.