É possível adestrar cachorro com idade mais avançada?

O adestrador André Almeida, em parceria com a Cobasi, dá algumas dicas para ter sucesso no adestramento de cães mais velhos

Os cães são como crianças: cheios de energia, querem sempre brincar e de vez em quando aprontam coisas que deixam os tutores de cabelos em pé. Todos adoram esse espírito, o problema é quando as travessuras são frequentes e começam a afetar a boa convivência dentro de casa. Adestrar cachorro é a solução para isso.

Leia também: Cobasi doará 70 toneladas de ração para comemorar seu aniversário de 33 anos

Mas, meu cão já é adulto, ele é capaz de aprender? Sim! Os cães aprendem a vida inteira, o que muda é a forma de ensinar. Para adestrar cachorro com idade avançada o número de repetições da tarefa que deseja que ele aprenda precisa ser maior. O segredo é paciência e muito carinho.

Foto: Reprodução shutterstock
Adestrar cachorro com mais idade é possível, só requer mais paciência

“Os cães aprendem por repetição e associação. Então, eu tenho que criar uma situação, repetir para que ele associe que isso é legal ou não. A diferença de fazer isso com o cachorro adulto é que se ele já aprendeu um comportamento, precisamos de mais repetição para que ele entenda que esse comportamento deve ser alterado”, explica o adestrador André Almeida.

Quando adestrar o cachorro?

O ideal é que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, pelos menos. Nesse período o aprendizado é mais rápido e o controle do dono é importante para ter um relacionamento bom com o animal. Mas, para aprender não existe idade.

“Se você quer treinar o seu cachorro, pode começar em qualquer idade. A melhor idade é quando o comportamento que você precisa alterar aparece”, diz André.

O que usar para adestrar cachorro?

Além de ter bastante paciência com o cachorro, os aliados para um adestramento eficiente são: clicker, petiscos, brinquedos e muito carinho. Cabe à pessoa que está realizando o adestramento perceber qual está empolgando e prendendo mais a atenção do cão naquela hora.

Leia também: Cobasi lança novo site e amplia os serviços; conheça todos

O clicker é um dispositivo usado para adestramento que marca os acertos do cachorro por meio de um barulhinho. Para ele ser utilizado, antes o animal precisa associar esse barulho com algo bom. Isso pode ser feito com o uso de petiscos. Esse meio é eficiente durante o momento de aprendizado, depois que a tarefa é associada corretamente pelo bichinho ele não precisa mais ser utilizado.

Foto: Divulgação
Adestrador Clicker Pet Safe; Por: R$ 38,90

Os petiscos não devem ser dados em grandes quantidades durante o adestramento, isso pode desregular a alimentação do cachorro. Dê a recompensa pelos acertos sempre em pedaços bem pequenos. Se o animal tem a alimentação bem regrada o agrado pode ser a própria ração, caso a aula seja feita no horário em que ele está acostumado a comer.

Já os brinquedos podem ser utilizados para rápidas brincadeiras após os acertos. Eles podem deixar o animal bastante agitado, por isso o ideal é utilizá-los apenas quando o bichinho já está num estágio mais avançado do adestramento. Ao mesmo tempo, podem deixar a obediência mais rápida.

“Quando o cachorro recebe a premiação ele sente uma sensação de prazer muito grande, uma série de hormônios é liberada e os neurotransmissores passam a informação para ele de que isso é legal. Clicker, prêmio, brinquedos, tudo isso junto faz com que o cachorro crie foco, interesse e responda bem aos comandos”, explica André.

Por quanto tempo devo treinar o cachorro?

A premissa para um bom adestramento é a associação do animal de que aquilo é algo bom, por isso as atividades não devem ser impostas.

“Durante todo o treinamento você precisa observar o cão. Quando o movimento anterior foi respondido mais rápido e feito com melhor qualidade, isso significa que o animal já está cansando, é hora de parar”, ensina André. 

Assim, o tempo das aulas para adestrar cachorro varia de animal para animal. Pode ser que dure 5, 10 minutos ou que ele aguente bastante, mas nunca ultrapasse meia hora de adestramento.