Cachorro hiperativo? Saiba como amenizar o comportamento desses animais

Alguns donos sofrem muito com seus bichinhos de estimação que não param quietos e deixam a casa de pernas para o ar

Muitas pessoas já se depararam com um cachorro hiperativo extremamente agitado. Quem já presenciou ou até tem um em casa, conhece de perto toda a ansiedade e a energia que esses pets têm.

+ Por que alguns cães fazem buracos no jardim?

Ter um cachorro hiperativo pode significar muita dor de cabeça
Foto: shutterstock
Ter um cachorro hiperativo pode significar muita dor de cabeça


Um cachorro hiperativo  pode ter várias origens. Pode ter herdado geneticamente a característica e até desenvolvido ao longo da vida. Em muitos casos isso acontece, pois há muito tempo, várias raças foram selecionadas geneticamente para o trabalho. Mas, com o passar dos anos, os cães ganharam seu espaço em meio ao ambiente doméstico, e aqueles com heranças genéticas e alta disposição para atividade passaram a acumular energia de sobra.

Em primeiro lugar, é muito importante que o tutor saiba se o seu pet é um animal agitado ou realmente um cão hiperativo. Esse diagnóstico pode ser feito com a ajuda de um profissional veterinário, mas observar e entender o comportamento do pet é sempre muito importante.

Em alguns casos, é recomendado também uma consulta com um veterinário, para verificar se o cão apresenta algum distúrbio fisiológico, que acarrete esses comportamentos.

Cães hiperativos podem desencadear problemas comportamentais que, consequentemente, poderão afetar a sua saúde e o convívio com a família. A hiperatividade, quando não tratada adequadamente, pode gerar transtornos compulsivos, como latido em excesso, girar em círculos e até destruição de objetos em casa, como uma forma de transferir essa ansiedade.

Como mudar

Atividades físicas são uma ótima forma de canalizar a energia do pet. Brincar de jogar a bolinha, fazer um passeio de bicicleta ou patins levando seu pet na coleira. O passeio diário, além de o estimular fisicamente, manterá o animal calmo e livre do tédio, que na maioria dos casos é o principal causador da agitação.

Enriquecer o ambiente em que o pet vive é uma boa maneira para ocupar a mente e o tempo dos cachorros hiperativos. Isso pode ser feito com brinquedos caninos que ofereçam desafios, como, por exemplo, os que o  façam interagir e liberam a ração à medida que ele interage com o brinquedo.


Hoje, existem marcas muito boas no mercado. Esses brinquedos geralmente são bem resistentes e feitos para não serem destruídos com facilidade. Esse tipo de item estimula o cão mentalmente, além de fornecer o alimento de forma mais divertida.

Para quem gosta de criar, também é possível improvisar brinquedos em casa com objetos reutilizáveis, como uma garrafa pet furadinha com petiscos dentro. O dono ainda pode embrulhar o petisco em pedaços de cartolina para o próprio cão rasgar a embalagem e encontrar a ração. Alguns cães também adoram destruir a casca de coco verde. Em caso de cães que engolem tudo, o tutor só deve oferecer a eles brinquedos com supervisão.

Comandos

O adestramento também é indicado como uma atividade para o animal e uma ótima forma de educá-lo. O pet poderá aprender comandos que, além de garantir a atividade física e psicológica, proporcionarão uma melhor comunicação entre ele e seu tutor.

O dono poderá pedir para que o seu cão trabalhe antes de executar algumas tarefas comuns em sua rotina, por exemplo, pedir para que o cão sente antes de colocar a coleira, ou fique deitado após um passeio, enquanto o tutor faz uma pausa para tomar uma água de coco.

Para cães agitados, é importante fornecer atividades, mas também é fundamental ensiná-los a aprender a esperar, com exercícios que vão ajudá-lo a controlar a ansiedade.

+ Cachorros esportistas: saiba quem são eles e conheça as principais raças

O ideal é que os tutores de um cachorro hiperativo mantenham o animal ocupado com uma atividade que seja realmente direcionada a ele, investindo em enriquecimento ambiental adequado, adestramento ou creches especializadas para pets. Dessa forma, a família e o pet viverão em harmonia constante e terão um relacionamento ainda melhor.