Gatos também pegam pulgas? Descubra!

Gatos têm aumentado nos lares brasileiros

Os dados mostram que cada vez mais os gatos têm ganhado espaço nos corações e lares dos brasileiros. O mais recente Censo Pet IPB (Instituto Pet Brasil), divulgado em junho deste ano, mostra um aumento de 6% dos felinos nos lares em 2021, em comparação à 4% de cães.

Gatos também pegam pulgas?

Com os dados é importante o alerta para os cuidados necessários com os gatos, em especial à prevenção de pulgas e, sim, assim como cachorros eles também pegam pulgas!

Cuidados devem ser recorrentes

A prática de cuidado com pulgas deve ser rotineira, uma vez que esses parasitas podem transmitir doenças aos pets e aos seres humanos, segundo a médica veterinária e coordenadora pet da MSD Saúde Animal, Kathia Almeida Soares.

Pulgas infestam cães e gatos na mesma proporção

“Sempre recomendamos um produto que possua dois efeitos: a ação rápida, matando as pulgas antes que coloquem seus ovos, em associação com a ação prolongada, promovendo assim não só o tratamento, mas a limpeza do ambiente, havendo a quebra do ciclo de vida desses parasitas", afirma a veterinária.

Quando sei que meu gato está com pulga?

Algumas manifestações que podem mostrar o problema são coceira intensa, vermelhidão, queda de pelos e apatia. No entanto, os gatos geralmente demostram os sinais e o mal-estar já em estágios mais avançados do problema.

Consultas ao veterinário são essenciais

“Os felinos precisam de visitas de rotina ao veterinário, assim como os cães. Só o profissional pode avaliar a saúde, o comportamento do pet e dar a orientação certa sobre prevenção de doenças, alimentação, exames de rotina e vacinas”, afirma a especialista.

Medicação tem aplicação transdermal

Kátia finaliza dando uma dica sobre a medicação: “Alguns tutores têm receio de administrar medicamentos em gatos, já que eles possuem dificuldade em ingerir compridos. A boa notícia é que existe no mercado um produto com ação contra as pulgas que possui aplicação na pele, além de tratar sarna otodécica e os principais vermes intestinais que acometem os felinos”.

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!