5 dicas para adotar um novo pet

Um passo a passo com o que você precisa saber antes de adotar um novo amigo

1 - Reflita sobre o perfil da família

Antes de ir até um abrigo ou feira de adoção para escolher um novo pet, é importante que se pense sobre o perfil de cada membro da família, para assim adotar um animal que melhor atenda ao perfil geral da casa.

Brusk Dede/Unsplash

Para sair e para ficar em casa

É importante pensar se na família terá alguém disposto a sair com o pet (caso seja um cachorro) todos os dias, ou mesmo alguém para cuidar do bichinho quando estiver em casa. Caso não, talvez a melhor opção seja adotar um animal já adulto.

Ryan Christodoulou/Unsplash

2 - ONGs, protetores e CCZs

Ao optar por adotar um pet, procure ONGs e protetores que desenvolvam um trabalho sério. Busque informações e vá ao local. A maioria é muito comprometida com a causa animal, mas é sempre válido conhecer a fundo.

Tucker Good/Unsplash

Centro de Controle de Zoonoses

Além dos abrigos, também é muito importante conhecer o CCZ de sua cidade. Locais responsáveis por resgatar, cuidar e doar animais de estimação. Geralmente são animais que foram abandonados por outras famílias.

3 - Orientação

Caso tenha dúvidas ou sinta insegurança na hora de escolher um pet para adotar, busque ajuda de um especialista em comportamento, converse com outras pessoas que já tenham adotado, ou mesmo com pessoas que trabalhem com proteção animal. Toda ajuda é bem-vinda.

4 - Preparativos

Antes de levar o novo membro da família para casa, pense onde vão ficar os comedouros e bebedouros, por onde o animal poderá transitar, onde fará as necessidades e onde irá dormir. Tenha paciência com o tempo de adaptação do pet e, caso já tenha um outro animal na casa, pense também em como fará as apresentações. Pode dar trabalho, mas será recompensador.

Anton Ponomarenko

5 - Educação

Não importa se o animal é um cachorro ou um gato, de raça pura ou SDR, filhote ou adulto. A socialização será sempre necessária. Educar o pet ajudará a ter uma melhor convivência na casa. Busque sempre reforçar os bons comportamentos com recompensas.

O Canal do Pet está no Instagram!

Divulgação