Precisa deixar o cachorro sozinho em casa o dia todo?

Saiba o que fazer para deixá-lo bem durante este tempo

Os cães são animais muito sociáveis

E adoram estar por perto e, até mesmo para os tutores, pode ser um sofrimento precisar se ausentar e deixar o pet sozinho em casa – especialmente após o recente período de isolamento. Porém, isso é quase inevitável e algumas dicas podem ajudar a evitar que o cão fique triste sozinho em casa.

madalyn-cox/Unsplash

Além da tristeza

O animal triste e entediado em casa não terá apenas esse problema, devido ao tédio ele pode ter alguns problemas comportamentais, como destruir alguns objetos ou portas – e pode se machucar com isso.

Ruby Schmank/Unsplash

Comida pode ser uma boa distração

O cão precisa ter atividades para fazer em casa enquanto estiver sozinho, existem brinquedos interativos nos quais se pode colocar ração dentro para que ele tenha que caçar a comida e se manter entretido por um tempo. Outra dica é deixar alguns petiscos espalhados para que ele tenha que procurar. Faça isso em vez de deixar o alimento no potinho.

Andrew Spencer/Unsplash

Brinquedos

Outra boa solução para que o cão não se desestresse nos móveis da casa é dar a ele brinquedos para que que ele possa roer e brincar ao longo do dia. O ideal é ter brinquedos diferentes, com texturas diferentes, para ir trocando e ele ter sempre algo novo.

shutterstock

Não quer dizer que é preciso gastar

Alguns brinquedos podem ser feitos em casa, como garrafas pet penduradas, petiscos dentro de meias velhas, comida dentro de caixas de papelão, entre outras. É preciso usar a criatividade para que o cão possa se manter bastante tempo entretido e brincando.

Mas cuidado

Sempre que for fazer um brinquedo caseiro, certifique-se que o material usado não possa causar nenhum acidente ao animal, como soltar pedaços que ele possa engolir e causar engasgos, por exemplo.

Tanya Oleksiivna/Pexels

Deixe o pet preparado

Fazer uma boa caminhada com ele antes de deixá-lo em casa sozinho é muito importante para que ele gaste energia e fique mais relaxado. O passeio faz com que o pet se distraia com cheiros diferentes, pessoas e outros animais. Assim ele ficará mais calmo ao longo do dia em que você não estiver em casa – e pode tirar um bom cochilo.

reprodução shutterstock

Saiba lidar com as despedidas

Para os cães que ficam muito tristes quando estão sozinhos, é ideal não fazer longas despedidas. Isso faz com que o cão sinta mais ansiedade e tristeza por ficar sozinho. A despedida deve ser rápida e o menos sentimental possível.

shutterstock

Som ambiente apropriado

Deixar a TV ou rádio ligado para que o pet tenha algum som no ambiente pode fazê-lo se sentir mais confortável e seguro e, assim, não vai ficar prestando atenção nos sons da rua ou dos vizinhos. Isso faz com que a chance de ele latir para esses barulhos diminua e ele fique mais tranquilo. Confira algumas músicas recomendadas em ‘leia mais’.

Cottonbro/Pexels

Um cheiro familiar

Deixar algumas roupas ou panos que tenham o seu cheiro espalhado pela casa pode diminuir a solidão do animal. Ele provavelmente vai procurar pelo seu cheiro para não se sentir tão sozinho. Ao encontrar esses tecidos, ele sentirá a sua presença e ficará mais calmo e relaxado.

Erda Estremera/Unsplash

Se houver a opção

Com essas dicas o cão pode ficar feliz sozinho em casa, enquanto você estiver fora. Mas se não funcionar, considere deixá-lo em uma creche para cães ou com um passeador (dog walker) de confiança – assim ele poderá passear mesmo que você não tenha tempo. Mas sempre que puder aproveite o tempo para dar muito amor e carinho ao seu pet. Ele merece!

reprodução shutterstock

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.

Yaroslav Shuraev/Pexels