Como evitar que o cachorro coma a ração do gato

A convivência entre cães e gatos pode ser muito divertida e benéfica para os próprios animais e para os humanos. No entanto, existem alguns eventuais problemas, como o cão querendo comer a comida do bichano.

Precisa se preocupar?

Se for algo pontual, não. Agora, se o cachorro comer a ração do gato de forma excessiva, isso pode resultar em alguns problemas nutricionais – já que a ração para gatos não fornece tudo o que um cão precisa.

Cottonbro/Pexels

Então por que o cão come a comida do gato?

Primeiro pode ser apenas um capricho, afinal cães não costumam ignorar quando algum alimento está ‘dando sopa’. Mas também pode haver outros motivos mais sérios que listaremos a seguir.

Laura Chouette/Unsplash

Ração de baixa qualidade

A alimentação do cão pode ser deficiente e ele procura por um suporte nutricional mais elevado. Isso pode acontecer com algumas marcas de ração mais baratas. A comida do gato, por conter mais gorduras e proteínas, tende a ser mais apetitosa para o cão. Não esqueça de verificar a tabela nutricional na embalagem da ração do seu pet.

shutterstock

O cão não se sente saciado

O animal pode não se “sentir satisfeito” com a ração recebida e algumas raças têm necessidades ainda maiores por certos nutrientes. Vale a pena consultar um médico veterinário para pedir orientação sobre uma ração mais adequada ao seu cachorro.

O problema pode não ser a comida

Alguns cães demonstram problemas de comportamento quando os cuidados não são suficientes. Os principais fatores podem ser: falta de passeios ou passeios ruins, estresse e ansiedade, falta de atenção e carinho, sede, desconforto (frio, não tem onde dormir, barulhos excessivos etc.), ficar isolado, castigo e medo.

Problemas de saúde

Alguns problemas, geralmente intestinais, podem levar o cão a comer o alimento alheio, como uma tentativa de melhorar sua digestão. Mais uma vez, é importante consultar um médico veterinário para garantir que está tudo bem com o cão, mesmo que não tenha nenhum sinal visível.

Só olho grande mesmo

Também pode acontecer de o seu cachorro simplesmente se sentir atraído pela comida do seu gato. O cão pode comer toda a ração dele e, ao ver o potinho do gato cheio e desprotegido, simplesmente comê-lo – às vezes o cão come a do gato antes mesmo de comer a própria.

Mas e como fazer isso parar?

O primeiro truque é simples: separe os comedouros. Seja você do tipo que dá comida uma única vez ao dia, ou serve em frações menores separadas ao longo do dia, faça isso para os dois sempre ao mesmo tempo e em locais separados. Apenas abra a porta quando os dois já tiverem comido. Isso fará bem tanto para o cão, quanto para o gato!

Eleve o comedouro do gato

Se é do tipo que prefere deixar a ração disponível para o gato o dia inteiro, para ele ir mordiscar quando sentir vontade, o melhor a fazer é deixar o potinho em um local onde o cão não tenha acesso. Alguns cães conseguem subir em locais relativamente altos, ainda mais se for por comida, então escolha bem.

Trabalhe a educação do cachorro

Um cão obediente evita muito do trabalho para proteger a ração do gato. Então uma opção é trabalhar esse ponto de forma mais concreta, pode ser com comandos simples, como “pare” ou “fica”. Demora algum tempo para ter bons resultados, mas ensinar o cão a obedecer é sempre a melhor das opções. Use sempre o reforço positivo com o seu pet!

Comedouros com temporizador

No mercado temos várias opções de comedouros especiais que se abrem automaticamente para abastecer a ração do seu pet sempre na hora certa, ou até alguns que contam com censores que notam a presença do animal (por um chip na coleira) e só irá servir a ração para o verdadeiro dono. Obviamente são bem mais caros, mas são muito úteis até mesmo quando os tutores precisam se ausentar de casa por mais de um dia inteiro.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba novidades, dicas e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!