Tem medo de cachorros? Saiba como lidar com o problema

É mais comum do que parece

Os cachorros são grandes companheiros e é difícil imaginar que alguém não queira conviver com esse pet. Entretanto, para algumas pessoas, não é uma questão de falta de vontade, mas de verdadeiro pânico de cães, conhecido como cinofilia.

Por que acontece?

Na maioria dos casos é porque o indivíduo não está acostumado, não confia na presença do pet ou por traumas passados. Confira algumas dicas que podem te ajudar, caso tenha ou conheça alguém que sofra desse problema.

Medo de cachorros em crianças

Caso o problema esteja afetando uma criança, saiba que isso é muito comum! Os pequenos sempre desenvolvem algum medo, dentre eles, o de cães. Isso é compreensível, visto a pouca familiaridade deles com o mundo e o seu corpo e psicológico frágeis.

Cabe aos pais lidar com isso

De maneira branda, introduza os animais na vida das crianças. Esse processo pode começar com bichinhos de pelúcia, filmes e seriados que mostrem os pets, especialmente com papel de destaque. Tente fazer com que o primeiro contato da criança seja com filhotes; eles são menos intimidadores e mais brincalhões.

Shuttersock

Não force a barra

Não tente forçar a criança a encostar no animal ou fazer carinho, o processo tem que ocorrer de forma natural.

Medo de cachorro em adultos

O medo patológico de cachorros em adultos precisa ser diagnosticado por um profissional competente da área comportamental; tal como um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra. Alguns adultos têm medo de cães por terem algum problema psicológico (não necessariamente cinofobia), como a síndrome do pânico.

Caso o medo não seja patológico

É possível superar esse medo com a convivência dos animais. Comece pesquisando sobre as raças de cachorros, aprendendo sobre o seu comportamento em diferentes ocasiões e as diferenças de temperamento.

Mais conhecimento, menos medo

Se a sua preocupação é, por exemplo, do animal te morder, pesquise os motivos que levam à mordida e como evitar que o pet tome essa medida. Quanto mais contato você tiver com os animais, menor vai ser o seu medo de cachorros!

Quer saber mais sobre cinofobia?

Entenda o medo irracional por cães em suas possíveis causas, os sintomas e tratamentos.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!