Como se proteger do ataque de um cachorro

Muitas vezes ao estar andando pela rua você se depara com um cachorro bravo na calçada, ou mesmo em algum parque e outros lugares onde se é comum encontrar cães. E aí, quando menos se espera, o animal avança em você.

Pode acontecer a qualquer momento

Ser atacado por um cão é mais comum do que se imagina. Carteiros e motoqueiros, por exemplo, costumam ser vítimas desses animais, o que pode ser bem perigoso. Os cães podem atacar pelo simples instinto de defender território ou proteger o tutor.

O que fazer se for atacado?

Pode ser difícil, mas o primeiro passo é manter a calma, independentemente de onde for o ataque, não se deve revidar, isso piora a situação. Especialistas indicam que é possível tentar escapar, mas apenas se tiver uma rota certa, sem risco de ser alcançado pelo cão. Busque portas abertas ou locais com estrutura para se esconder.

E se eu não tiver para onde correr?

Mesmo calmo, tente correr de forma cautelosa, se não tiver como escapar o melhor é evitar movimentos bruscos, pois podem provocar o cão. Isso previne que você leve uma queda e impeça que o cão dê voltas ao seu redor.

Proteja pontos específicos

Caso tente correr, procure proteger a cabeça e o pescoço, já que o instinto dos cães faz com que eles circulem em volta da vítima a fim de mordê-las por trás.

Se estiver com algum objeto nas mãos

Caso esteja com algum objeto nas mãos, como uma mochila, uma pasta ou um pacote, coloque-o na sua frente para que este seja a primeira opção para o cão morder. Assim evitará de ser atacado diretamente.

O cão “mordeu a isca”

Logo que o cão avançar no objeto, faça pequenos movimentos para que a atenção dele fique o tempo todo naquele objeto e não se volte para você.

Fui mordido, e agora?

Se mesmo tomando todo o cuidado a mordida foi inevitável, tente não entrar em pânico e não se mexer demais. Para que não se machuque ainda mais, não tente retirar o membro atacado da boca do cão. Aos poucos ele soltará sem que você sofra ferimentos maiores. É ter paciência!

Proteja áreas vitais

O recomendado é que se junte os braços e tente proteger o pescoço e esconder o rosto com as mãos. Isso é importante porque, se a mordida atingir uma veia do pescoço, por exemplo, um ataque pode ser fatal – principalmente de um cão maior e mais agressivo.

Todo o cuidado é pouco

Sempre tome cuidado com qualquer cachorro bravo na rua e evite manter contato visual ou fazer carinho em pets que você não conhece. Mesmo fofos, eles podem se sentir ameaçados e terem uma reação agressiva.

Cuidado com a saúde

Mesmo que a mordida não tenha sido grave, caso seja um pet desconhecido ou um animal de rua, procure por um posto de saúde mais próximo e peça pela vacina antirrábica. Não vale a pena arriscar!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!