Como fazer a socialização do pet com bebês e crianças

Verifique a necessidade de treinamento preventivo

É ideal que você conheça o seu cão e peça a ajuda de um adestrador especializado, caso o pet seja mais agitado e ciumento, para que essa adaptação seja feita de forma gradual, aponta a especialista em comportamento animal, Mayara Morelli.

Socialize seu pet

A especialista diz que o treinamento deve começar antes do bebê chegar à família: "Acostume seu cão com companhias de crianças e outros pets sempre que possível. Comece socializando com outras pessoas adultas, depois com crianças e, por fim, com outros pets da família".

Mostre os itens do bebê ao seu pet

"Mostre o quarto do bebê ao seu pet, deixe que ele cheire as roupinhas, comece a se acostumar com o ambiente e o cheiro do novo membro da família", diz Mayara, que também sugere deixar o pet cheirar a barriga da mãe quando grávida.

Preserve a rotina do seu pet

Quando o bebê chegar, a rotina da casa será automaticamente mudada para as necessidades do novo membro da família. Por isso, preserve ao máximo a rotina do seu pet. Mantenha os mesmos horários de passeio, de alimentação e de brincadeiras, por exemplo.

Acostume o pet com o cheirinho do bebê

A especialista aponta ainda que é importante deixar que o pet cheire as roupinhas já usadas pelo bebê antes de lavar. Dessa forma, o animal continua a se acostumar com o cheiro e passa a identificar o recém-nascido como o novo membro da família.

Faça as devidas apresentações

Mayara orienta também que é importante apresentar o pet ao bebê recém-nascido: "Diga que ele é o novo membro da família, explique quem é e mostre que o quarto e os pertences são do bebê. Feito isso, faça uma integração gradual entre o bebê e o seu pet".

Faça reforços positivos

Mayara finaliza orientando sobre a importância dos reforços positivos: "Sempre que o pet lidar bem com a criança, dê a ele seu petisco preferido, agrade ou até mesmo, presenteie com novos brinquedos. Assim, o animal perceberá que está indo bem e continuará dessa forma".

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!