Como garantir o conforto do gato durante uma viagem?

Vale a pena levar o gato na viagem?

Para responder a essa pergunta, vale antes de qualquer coisa pensar sobre os comportamentos naturais dos gatos. Dessa forma saberemos se viajar junto com a família é mais saudável do que deixá-lo em algum hotel ou em casa, por exemplo.

Mais reservados

Cães geralmente chegam a um local novo querendo explorar, cheirar e brincar. Já os gatos, em sua grande maioria, vão se esconder, buscar um lugar para se entocar e só sairão dali quando forem aos poucos se sentindo confiantes, segundo o adestrador Alexandre Rossi.

Porém, nem todos são tão reservados assim

Há gatos cujo temperamento individual é mais confiante. E se tiverem sido acostumados a ir com a família a locais diferentes desde filhotes, pode ser uma opção levá-lo.

Garanta a segurança

Vale lembrar que é importante garantir a segurança do felino, se hospedando em locais que tenha telas nas janelas e sem rotas de fuga para a rua, por exemplo, principalmente se seu gato for do tipo aventureiro.

Hotel pet

Outra opção que pode funcionar, caso você queira muito levar seu gato junto com você em uma viagem, é hospedá-lo em um hotel específico para pets, que vai trazer todo conforto que ele precisar. Também é importante escolher hotéis que aceitem pets, caso você não encontre acomodações para os felinos.

Deixando em casa

Caso você não leve o pet consigo, o adestrador Alexandre Rossi lembra que os gatos são animais muito independentes e conseguem ficar sozinhos sem grandes problemas. Mas é importante que, pelo menos dia sim dia não, alguma pessoa esteja com ele para os cuidados cotidianos, como alimentação e brincadeiras.

Profissionais especializados

Há a possibilidade ainda de contratar profissionais especializados para cuidar do pet durante a viagem. Vale buscar uma indicação, checar a reputação, além do conhecimento que o especialista tem com o cuidado de gatos, aconselha Rossi.

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!