Como ignorar o pet pode ajudar na educação do animal?

O que ignorar tem a ver com educação?

Segundo o adestrador Alexandre Rossi, ignorar é algo muito simples e eficiente, e pode funcionar bastante. O especialista alerta que, ao utilizar a técnica, é importante deixar aquele sentimento de dó de lado, especialmente quando o pet fizer aquela famosa cara de “pidão”.

Exemplo prático

Uma situação clássica de como ignorar comportamentos indesejados em cães, por exemplo, é não dar atenção aos latidos, já que nossa reação instantânea é, ao menos, olhar para o animal quando ele late e, nesse caso, é ponto para ele: quis atenção e conseguiu.

Reação gera padrão vicioso

Rapidamente o cão aprende que os latidos geram atenção e começa a agir assim com mais frequência, o que pode se tornar um inconveniente e tanto. O ideal é, quando o cão latir, não fazer nem contato visual com ele. Espere um pouco e somente quando ele estiver quieto, dê a atenção.

Pet aprende um novo comportamento

Dessa forma, o animal, começa a entender que faz mais sentido esperar quieto para obter a interação do tutor do que latir - e isso vale também para outros pets. Rossi lembra que é muito importante ser consistente para que os resultados sejam positivos.

Invista em um treinamento completo

É claro que um treinamento completo se torna muito mais eficaz do que somente ignorar o animal, especialmente quando o comportamento indesejado é recorrente. Tenha em mente que ignorar serve para fazer com que o pet não tenha sucesso com comportamentos indesejados, mas que vale mais esforço do que isso.

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!