Como ajudar pets com medo de tosa

Tosa: além da questão estética

Com certeza a tosa deixa seu pet mais fofo e bonito, mas ela tem duas finalidades que vão além da beleza: higiene e prevenção. Isto porque ela evita a proliferação de bactérias, além de diminuir a sensação de calor no pet.

Irritabilidade durante a tosa

Apesar de todos os benefícios, muitas vezes, os pets não reagem bem na hora da tosa. O medo vem porque o ato de tosar causa muito desconforto, seja pelo barulho da máquina de cortar ou porque eles precisam ficar na mesma posição por muito tempo, por exemplo.

Como agir na primeira tosa

O ideal é apresentar o ambiente ao pet de forma gradual e positiva. Na primeira visita, coloque-o na mesa, evitando ao máximo fazer barulhos. Ofereça petiscos, brinquedos que ele já conhece, além de atenção e carinho. É importante ele fazer uma associação positiva ao momento.

Não é a primeira vez e o pet não gosta de fazer a tosa

Nesse caso, o ideal é identificar qual é o procedimento que o pet se sente mais desconfortável. Você pode pedir, por exemplo, para acessar a sala de banho do pet shop durante a tosa para averiguar. Dessa forma você consegue saber onde agir de forma específica.

Exemplo prático

Um dos maiores medos na hora da tosa é o barulho da máquina de cortar. Para este problema específico, você pode associar a presença a máquina, ainda desligada, a carinho, conforto, cuidado, brinquedos, brincadeiras e petiscos, por exemplo. Essa técnica da associação positiva sempre é um bom caminho!

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!