Como passear de coleira com gatos

Gatos precisam de treino para usar coleira

Assim como em passeios com cachorros, dar umas voltinhas com seu gato também pode ser um momento de descontração e aproximação com o pet. Contudo, os felinos precisam de mais treino para se adaptarem à coleira.

Vá com calma!

Segundo o adestrador Alexandre Rossi, é importante começar com calma. Uma dica importante é comprar uma coleira específica para gatos, com peitoral adaptado à anatomia dos felinos.

Treine e treine!

Para que o gato se acostume a ter esse item em seu corpo, o ideal é começar apenas brincando com a coleira, fazendo associações positivas com recompensas saborosas ou brincadeiras que o gato goste, indica o especialista.

Hora do passeio

Quando o gato já estiver habituado à coleira e à guia dentro de casa, é a hora de experimentar lugares externos. O indicado é começar em espaços menos movimentados e sem muitos estímulos. Aos poucos, vá introduzindo o felino a espaços com mais movimentação.

O gato é o dono do passeio

Caminhar com o gato já treinado em horários mais calmos e em locais com poucos outros animais pode tornar o passeio ainda mais legal e seguro. Lembrando que será um passeio bem diferente do que é com um cão: o gato vai preferir cheirar cada cantinho, subir em tronco de árvore, e etc. Ele faz o roteiro!

Quer notícias do mundo dos pets?

Clique no link abaixo e entre para a comunidade do Canal do Pet no Telegram. É de graça!