Cachorros e gatos sedentários: como mudar a rotina do seu pet

Faz bem para a saúde

Se há uma certeza quando se trata de saúde é que exercícios físicos são necessários para manter uma vida bem equilibrada, para os animais é exatamente igual. Cães e gatos precisam de atividades físicas frequentes, um pet sedentário corre o risco de sofrer com o sobrepeso e diversas doenças.

Quando um pet é sedentário

Para saber quando um pet está sedentário, basta observar algumas características: se ele está acima do peso, se ele gosta de se movimentar e tem disposição para isso, há quanto tempo não faz atividades físicas e como está a saúde dele.

Mudança de rotina

Saber qual é a condição de saúde ajuda a não ultrapassar os limites. Isso é muito importante, pois o cão ou o gato sedentário precisa ter uma mudança gradual e prazerosa. Nada muito radical, que gere dores ou que torne o pet desgostoso em praticar atividades físicas.

Com cachorros

Se for um cãozinho, comece com pequenas caminhadas em locais sombreados e em horários com menos calor. Sempre leve água para matar a sede do cachorro.

Observe o comportamento

Veja se ele está curtindo o passeio ou se está travando, se está andando muito devagar, como se estivesse se arrastando. Se for o caso, não force, volte e tente um mais no próximo dia. Vá aumentando tempo e distância pouco a pouco, o importante é repetir todos os dias.

Com gatos

Com os bichanos será preciso criar um espaço interessante para que ele se sinta estimulado a caminhar e brincar pela casa. Os gatos gostam de escalar, então fazer uma verticalização do ambiente com prateleiras pela casa pode ser bem interessante.

O uso de brinquedos

O uso de brinquedos pode ser bem estimulante para os gatos, especialmente aqueles com movimentos, que aguçam seu instinto de caça. Se o gato for acostumado ao uso de coleiras, uma caminhada em um local tranquilo também é uma boa opção.

Sempre brinque com o seu pet

Seja você o tutor de um cachorro ou de um gato (ou dos dois), sempre brinque com o seu animal de estimação. Brincadeiras são ótimas formas de fazer o pet se movimentar e sair da preguiça. Além de, claro, ser muito bom para a sua saúde também!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!