Seu cachorro come grama? Saiba como pode ser evitado

Quem costuma levar o cachorro para passear certamente já deve ter notado o pet parando para comer grama, esse é um comportamento comum para muito animais, mas ainda pode gerar dúvidas e preocupação em muitos tutores.

Por que o cão come grama?

Existem muitos motivos. A teoria mais comum é que seja para aliviar algum desconforto abdominal. O vômito muitas vezes se dá porque o sistema digestivo não está preparado para as propriedades vegetais das plantas, que irritam o estômago por serem animais mais habituados a comer unicamente carnes.

Reprodução/ Shutterstock

Observe a frequência em que o pet ingere

Isso pode indicar problemas de saúde graves que levam o animal a tentar induzir o vômito; tais como desconforto gástrico, digestão lenta, distensão gástrica por gases, cólicas intestinais, gases em alças intestinais, fezes ressecadas ou até mesmo diarreia.

Sem consenso científico

A comunidade científica ainda não chegou a um consenso sobre o que leva a esse comportamento. Em pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, com 25 tutores todos constataram que os pets comiam grama, nenhum sofria com doenças gastrointestinais. 8% vomitava após isso, o que leva a crer que o vômito não é causado necessariamente por problemas.

Falta de vitaminas

A cor e o sabor desses vegetais os tornam atraentes para o pet, que podem os colocar na boca como forma de matar a curiosidade ou por simples tédio. Outra explicação seria que o animal estaria sendo submetido a uma dieta deficitária e comeria a grama para complementar a produção das vitaminas A, E e K.

Uta E/Pixabay/Pixabay

Quais cuidados tomar?

É normal que pequenas quantidades de mato sejam consumidas - sendo até benéfico para a saúde. Entretanto, se essa ingestão for excessiva, problemas digestivos e respiratórios podem acontecer.

Reprodução/ Shutterstock

Uma dieta balanceada

Alimente o cão duas ou três vezes ao dia com uma ração adequada para o peso do pet. Também é importante ajudar o animal a aliviar o estresse e a ansiedade, isso pode ser feito mantendo oferecendo brinquedos e exercícios físicos regulares.

Troque a grama pelo petisco

Quando sair com o pet, o recompense periodicamente com petiscos para tirar o interesse dos matinhos. A grama também pode conter vermes que transmitem doenças ao animal. Para evitar isso, consulte um veterinário para que ele indique um vermífugo adequado.

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades, dicas e curiosidades sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!