Cães e gatos também passam pela adolescência

Os animais de estimação são tratados como verdadeiros filhos por muitas pessoas. O que poucos sabem é que eles têm muito em comum com crianças. Um exemplo é a fase da adolescência, quando o pet passa por mudanças comportamentais, ficando mais desobediente e preguiçoso.

Quando acontece

Cada espécie tem o seu próprio período. Os cães chegam a essa fase entre os seis e 18 meses de vida, já os gatos ficam entre um e dois anos de idade. A mudança também é diferente para cada um deles.

Marian Sicko/Pexels

Um cachorro adolescente

Nessa fase os pets passam por mudanças físicas e comportamentais por conta da maior produção de hormônios. O tutor deve saber lidar e ter paciência e firmeza. Lembrando que tudo o que o cão aprender aqui será levado para o resto da vida.

A teimosia

Mesmo cães já adestrados podem não obedecer mais como antes e ficam mais agitados e corajosos. Mesmo que o pet seja acostumado a acompanhar o tutor nos passeios, ele jamais deve sair sem coleira – as chances de sair correndo por qualquer motivo são muito grandes.

Mostre quem manda

É essencial que o tutor deixe claro para o cão quem é o líder da casa, mas sem usar agressividade contra o animal, isso apenas afastará o pet.

Um gato adolescente

Para os gatos é um pouco diferente. Eles ficam mais carinhosos e brincalhões. O problema é que essa agitação pode custar alguns arranhões nos móveis da casa. É importante ter arranhadores disponíveis.

Territorialistas

Machos e fêmeas podem sentir necessidade de marcar território e o xixi fora da caixa de areia é a forma que encontram para deixar isso bem claro. A castração ajuda a evitar esse tipo de problema, além de fazer bem para a saúde do animal. Entenda mais no link abaixo.

Mais tempo de sono

Assim como ficam mais agitados quando estão acordados, eles passam a dormir por mais tempo do que quando eram filhotes (cerca de 15 a 16 horas por dia) para repor toda a energia.

É só uma fase

A adolescência de cães e gatos não demora muito a passar, mas é importante que os tutores tenham paciência com as mudanças de comportamento dos pets e, acima de tudo, ofereçam todo o carinho e atenção de que eles precisam nessa fase de rebeldia.

Tehmasip Khan/Pexels

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades divertidas do mundo dos pets diretamente no seu celular!