Cachorro com medo de carro? Saiba como resolver!

Estresse na hora do lazer

A hora do passeio é um dos momentos mais prazerosos entre pet e tutor, além de estreitar os laços e ser uma atividade relaxante, é quando o pet pode explorar, sentir cheiros diferentes e socializar. Mas alguns cães podem ter problemas, como medo de carro, o que prejudica a experiência,

Pixabay/ArminEP

A mudança de comportamento

O cão está passeando tranquilamente, mas basta passar um carro que ele começa a latir, rosnar, querer avançar sobre o veículo. O passeio deixa de cumprir o papel de desestressar o pet e faz justamente o contrário. Além, disso, caso não esteja bem seguro, pode causar um grave acidente.

Gritando com o cão, ou junto com ele?

Muitos cães, mesmo estando em casa, têm acesso visual à rua e podem fazer um grande escândalo quando algum carro passa pela rua – mesmo quando ouvem apenas o ruído. Nesses casos, falar ou gritar com o pet apenas reforça esse comportamento, já que o cão pode entender que o tutor também está “latindo” contra a possível ameaça.

Por que eles agem dessa forma?

Entre as razões para um cão não gostar de carros está o medo. Os veículos são como grandes animais desconhecidos e barulhentos. Isso acontece quando os cães não tiveram contato o suficiente durante seu desenvolvimento e não entendem que os carros não apresentam perigo imediato.

Questão de instinto

Outra razão é o próprio instinto de caça do animal querendo perseguir a “presa”, além de considerarem que aquele veículo está invadindo o território.

Como evitar

Não é necessário deixar o cão sem contato com a rua, muito menos deixar de sair para os passeios. O segredo para corrigir o comportamento é dessensibilizar.

Dar ao pet um novo costume

No início do treino, acostume o cão aos barulhos dos carros gravados, fazendo sempre uma associação positiva. Use sons de diferentes veículos e vá aumentando o volume aos poucos, dando recompensas enquanto isso – pode ser um petisco, carinho ou um brinquedo que ele goste.

Aumente o nível

O barulho de um carro gravado não se compara ao som de um carro real, então leve o pet para o quintal e depois para a rua. Sempre que um carro passar, dê uma recompensa pelo bom comportamento.

Indo devagar

No passeio, o indicado é iniciar por ruas com pouco movimento, e depois ir levando o pet até locais mais movimentados, sempre atento às reações do cão e recompensando quando não latir. Caso ele lata, simplesmente não dê recompensa alguma.

Se for muito grave, peça ajuda

Nem sempre esses problemas são simples de resolver. Para auxiliar no treino de medo de carro do pet é sempre válido buscar a ajuda de um adestrador profissional. Quanto antes começar o tratamento, maiores serão as chances de prevenir comportamentos indesejados.

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!